Objetivos a) Introduzir o conceito de estratégia e sondar o significado desta importante palavra, de modo a ampliar a visão que dela se faz; b) Avaliar a condição do estrategista como um gerente geral, revelando as dificuldades da formulação e administração de estratégia nas organizações contemporâneas; c) Desenvolver a compreensão dos processos pelos quais são elaboradas de modo formal e sistemático as estratégias; d) Compreender com os principais esquemas de análise estratégica; e) Considerar como de fato se formam as estratégias na organização, e não necessariamente sendo formuladas e contrapor as visões da estratégica como fruto do raciocínio deliberado, sistemático e formal e da estratégia como consequência das permanentes interações entre o ambiente, a organização e as visões e ações de seus membros; f) Formular um plano estratégico considerando o contexto de uma organização real; g) Desenvolver e aprofundar o conceito da função gerencial de controle e seus mecanismos de atuação nas organizações; h) Explicar porque os administradores precisam de controle
Planejamento Estratégico. Ferramentas de Planejamento. Principais estratégias empresariais. Conceitos de Balanced Scorecard e Governança Corporativa.
• Definição do planejamento • Por que planejar? • Processo Formal de Planejamento Estratégico o A Missão do Negócio o Avaliação do Ambiente o Avaliação Interna o Definição de Objetivos e Políticas o Estratégias Genéricas e Estratégias Funcionais o Implementação Estratégica o Controle Estratégico • Ferramentas de Análise Estratégica o Definição do Negócio o Análise da Indústria o Estratégias Genéricas • Matrizes de Portfólio • Estratégias de aquisição e reestruturação • Estratégias internacionais • Estratégias de cooperação • Conceitos de Balanced Scorecard e Governança Corporativa
Bibliografia Básica: JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard. Fundamentos de Estratégia 1ª Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2011. KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard Rio de Janeiro: Elsevier 2004 HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica. São Paulo: Thomson Learning, 2008. MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. (Orgs.) Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998. Bibliografia Complementar: ANSOFF, H. Igor. Estratégia Empresarial. São Paulo : McGraw-Hill, 1977. CERTO, S. C., PETER, J. P. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron, 1993. DAVID, Fred R. Strategic management. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1997. OLIVEIRA, Djalma de P. Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2004. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, YVES. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.