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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1401 - Marketing I
Marketing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
Objetivos
Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de marketing. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
2796916 - Marcos Fava Neves
1497316 - Paulo Sergio Miranda Mendonça
 
Programa Resumido
Proporcionar ao aluno condições para dominar os conceitos básicos de Marketing, reconhecendo sua importância para as organizações, bem como compreender as inter-relações sistêmicas do Marketing e suas principais variáveis.
 
 
 
Programa
Programa
Ø O significado do Marketing
Ø Análise do ambiente de marketing
Ø Análise do comportamento do consumidor individual
Ø Análise do comportamento do consumidor industrial
Ø Sistemas de informação de marketing
Ø Segmentação do mercado e seleção do mercado alvo
Ø Previsão e mensuração da demanda de mercado
Ø Diferenciação e posicionamento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Discussão de casos em sala de aula
Painéis e debates
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Livro-texto
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
Bibliografia complementar
CHURCHILL, G.A.; PETER, J.P. Marketing - Criando Valor para os Clientes; Saraiva, 2000.
GRONROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A., PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.
LAMB JR. C. W.; HAIR JR., J. F.; MCDANIEL, C. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
MOORE, K.; PAREEK, N. Marketing. São Paulo: Ática, 2008.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2003.
URDAN, A.F.; URDAN, F.T. Marketing Estratégico no Brasil: Teoria e Aplicações, São Paulo, Atlas, 464 p. 2010.
URDAN, A.F.; URDAN, F.T. Gestão do Composto de Marketing, São Paulo, Atlas,2ª Edição. 2013.
Outras leituras indicadas durante o curso.
 

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