Objetivos Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de marketing. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing.
Proporcionar ao aluno condições para dominar os conceitos básicos de Marketing, reconhecendo sua importância para as organizações, bem como compreender as inter-relações sistêmicas do Marketing e suas principais variáveis.
ProgramaØ O significado do MarketingØ Análise do ambiente de marketingØ Análise do comportamento do consumidor individualØ Análise do comportamento do consumidor industrialØ Sistemas de informação de marketingØ Segmentação do mercado e seleção do mercado alvoØ Previsão e mensuração da demanda de mercadoØ Diferenciação e posicionamento
Livro-textoKOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.Bibliografia complementarCHURCHILL, G.A.; PETER, J.P. Marketing - Criando Valor para os Clientes; Saraiva, 2000.GRONROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A., PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.LAMB JR. C. W.; HAIR JR., J. F.; MCDANIEL, C. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.MOORE, K.; PAREEK, N. Marketing. São Paulo: Ática, 2008.KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2003.URDAN, A.F.; URDAN, F.T. Marketing Estratégico no Brasil: Teoria e Aplicações, São Paulo, Atlas, 464 p. 2010.URDAN, A.F.; URDAN, F.T. Gestão do Composto de Marketing, São Paulo, Atlas,2ª Edição. 2013.Outras leituras indicadas durante o curso.