Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1402 - Comportamento do Consumidor
Consumer Behavior

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Analisar o processo de tomada de decisão dos indivíduos sobre como utilizar seus recursos nos itens relacionados ao consumo. Isto inclui o estudo do que eles compram, porque eles compram, quando eles compram, onde eles compram, a freqüência com que compram e a freqüência que utilizam. Definir estratégias de marketing desenvolvidas a partir do conhecimento sobre o comportamento do consumidor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2799631 - Edgard Monforte Merlo
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
 
Programa Resumido
Visando esclarecer aspectos importantes para organização como o entendimento do consumidor, suas necessidades, motivações e percepções com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão empresarial.
 
 
 
Programa
- Necessidades e motivação do consumidor
- Elementos culturais, individuais e sociais do consumidor
- Personalidade e comportamento do consumidor
- Percepção do consumidor
- Aprendizagem e envolvimento do consumidor
- Mudança e formação da atitude do consumidor
- Comunicação e persuasão
- Dinâmica do grupo e grupo de referência
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Trabalhos em grupo
Seminários
Palestras
Exercícios em sala de aula
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

Bibliografia Complementar:
SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Consumer Behavior. New Jersey: Prentice Hall, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD1402

Clique para consultar o oferecimento para RAD1402

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP