Analisar o processo de tomada de decisão dos indivíduos sobre como utilizar seus recursos nos itens relacionados ao consumo. Isto inclui o estudo do que eles compram, porque eles compram, quando eles compram, onde eles compram, a freqüência com que compram e a freqüência que utilizam. Definir estratégias de marketing desenvolvidas a partir do conhecimento sobre o comportamento do consumidor.
Visando esclarecer aspectos importantes para organização como o entendimento do consumidor, suas necessidades, motivações e percepções com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão empresarial.
- Necessidades e motivação do consumidor- Elementos culturais, individuais e sociais do consumidor- Personalidade e comportamento do consumidor- Percepção do consumidor- Aprendizagem e envolvimento do consumidor- Mudança e formação da atitude do consumidor- Comunicação e persuasão- Dinâmica do grupo e grupo de referência
Bibliografia Básica:BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.Bibliografia Complementar: SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Consumer Behavior. New Jersey: Prentice Hall, 1998.