Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1403 - Marketing II
Marketing II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Objetivos
Expor o aluno as principais técnicas utilizadas pela Administração de Marketing, analisando problemas de decisão em marketing e vendas no contexto empresarial. Apresentar aos alunos às principais decisões referentes ao marketing mix: produto, preço, comunicações, distribuição e força de venda.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
2796916 - Marcos Fava Neves
1497316 - Paulo Sergio Miranda Mendonça
 
Programa Resumido
Expor o aluno as principais técnicas utilizadas pela Administração de Marketing, analisando problemas de decisão em marketing e vendas no contexto empresarial.
 
 
 
Programa
1. O Composto de Marketing.
2. Gestão de Produtos, Ciclo de Vida do Produto, Linhas de Produtos, Marcas e Embalagens
3. O Processo de Distribuição de Produtos e Serviços.
4. Administração e Tendências da Distribuição Atacadista e Varejista
5. Conceitos e Estratégias de Preço
6. Conceitos, Estratégias e Aspectos de Comunicação. Comunicação Integrada de Marketing. Gestão de Marca.
7. Propaganda, Marketing Direto, Promoção de Vendas e Publicidade, Relações Públicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Discussão de casos em sala de aula
Painéis e debates
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Livro-texto
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Bibliografia complementar
CHURCHILL, G.A.; PETER, J.P. Marketing - Criando Valor para os Clientes; Saraiva, 2000.
GRONROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A., PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.
LAMB JR. C. W.; HAIR JR., J. F.; MCDANIEL, C. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
MOORE, K.; PAREEK, N. Marketing. São Paulo: Ática, 2008.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2003.
URDAN, A.F.; URDAN, F.T. Marketing Estratégico no Brasil: Teoria e Aplicações, São Paulo, Atlas, 464 p. 2010.
URDAN, A.F.; URDAN, F.T. Gestão do Composto de Marketing, São Paulo, Atlas,2ª Edição. 2013.
Outras leituras indicadas durante o curso.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD1403

Clique para consultar o oferecimento para RAD1403

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP