Objetivos Expor o aluno as principais técnicas utilizadas pela Administração de Marketing, analisando problemas de decisão em marketing e vendas no contexto empresarial. Apresentar aos alunos às principais decisões referentes ao marketing mix: produto, preço, comunicações, distribuição e força de venda.
Expor o aluno as principais técnicas utilizadas pela Administração de Marketing, analisando problemas de decisão em marketing e vendas no contexto empresarial.
1. O Composto de Marketing.2. Gestão de Produtos, Ciclo de Vida do Produto, Linhas de Produtos, Marcas e Embalagens3. O Processo de Distribuição de Produtos e Serviços.4. Administração e Tendências da Distribuição Atacadista e Varejista5. Conceitos e Estratégias de Preço6. Conceitos, Estratégias e Aspectos de Comunicação. Comunicação Integrada de Marketing. Gestão de Marca.7. Propaganda, Marketing Direto, Promoção de Vendas e Publicidade, Relações Públicas.
Livro-textoKOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.Bibliografia complementarCHURCHILL, G.A.; PETER, J.P. Marketing - Criando Valor para os Clientes; Saraiva, 2000.GRONROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A., PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.LAMB JR. C. W.; HAIR JR., J. F.; MCDANIEL, C. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.MOORE, K.; PAREEK, N. Marketing. São Paulo: Ática, 2008.KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2003.URDAN, A.F.; URDAN, F.T. Marketing Estratégico no Brasil: Teoria e Aplicações, São Paulo, Atlas, 464 p. 2010.URDAN, A.F.; URDAN, F.T. Gestão do Composto de Marketing, São Paulo, Atlas,2ª Edição. 2013.Outras leituras indicadas durante o curso.