Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1404 - Pesquisa de Marketing
Marketing Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Objetivos
a) Levar aos participantes os conhecimentos dos conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, aplicados ao marketing e a outras áreas de Administração.
b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas empresariais e a habilidade para traduzí-los em problemas gerenciais específicos que possam ser resolvidos com a ajuda de pesquisa.
c) Compreender os principais componentes de um sistema de informação de marketing, suas funções e principais usos e aplicações na atividade gerencial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93940 - Dirceu Tornavoi de Carvalho
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
2796916 - Marcos Fava Neves
1497316 - Paulo Sergio Miranda Mendonça
2029902 - Roberto Fava Scare
 
Programa Resumido
A disciplina visa esclarecer a importância da informação de marketing para o processamento e análise de dados para auxiliar na tomada de decisão dos administradores.
 
 
 
Programa
- A importância da informação de marketing
- O processo de pesquisa
- Tipos e métodos de pesquisa
- Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa
- Mensuração e escalas
- Concepção e procedimentos de amostragem
- Trabalho de campo e preparação de dados
- Análises estatísticas em pesquisa de marketing
- Preparação e apresentação de relatórios
- Identificação das informações existentes na organização e sua integração a um sistema de informação de marketing
- Coleta, avaliação crítica, classificação, armazenamento e atualização de informações
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Trabalhos em grupo
Seminários
Palestras
Exercícios em sala de aula
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Complementar:
BLATTBERG, R. GLAZER, R. e LITTLE, J. D. C. - Marketing Revolution. Boston: Haward Business School Press, 1994.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. São Paulo: Atlas, 2005.
MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
(1 ex. ECA, FEA/SP)(Pedido de compra: 1 ex. (2003)
ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD1404

Clique para consultar o oferecimento para RAD1404

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP