Objetivosa) Levar aos participantes os conhecimentos dos conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, aplicados ao marketing e a outras áreas de Administração.b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas empresariais e a habilidade para traduzí-los em problemas gerenciais específicos que possam ser resolvidos com a ajuda de pesquisa.c) Compreender os principais componentes de um sistema de informação de marketing, suas funções e principais usos e aplicações na atividade gerencial.
A disciplina visa esclarecer a importância da informação de marketing para o processamento e análise de dados para auxiliar na tomada de decisão dos administradores.
- A importância da informação de marketing- O processo de pesquisa- Tipos e métodos de pesquisa- Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa- Mensuração e escalas- Concepção e procedimentos de amostragem- Trabalho de campo e preparação de dados- Análises estatísticas em pesquisa de marketing- Preparação e apresentação de relatórios- Identificação das informações existentes na organização e sua integração a um sistema de informação de marketing- Coleta, avaliação crítica, classificação, armazenamento e atualização de informações
Bibliografia BásicaMALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.Complementar:BLATTBERG, R. GLAZER, R. e LITTLE, J. D. C. - Marketing Revolution. Boston: Haward Business School Press, 1994.MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. São Paulo: Atlas, 2005.MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.(1 ex. ECA, FEA/SP)(Pedido de compra: 1 ex. (2003)ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.