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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1405 - Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing
Demand Driven Strategic Planning

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Objetivos geral
Mostrar como fazer um plano estratégico de marketing para uma organização, as principais técnicas, modelos e ferramentas de gestão

Objetivos específicos
Como entender o histórico da organização; Como fazer uma análise macroambiental; Como fazer uma análise interna e de concorrentes; Como definir objetivos e estratégias; Como montar decisões de produtos, marcas, embalagens e serviços; Como montar decisões de comunicações; Como montar decisões de canais de distribuição; Como montar decisões de força de vendas; Como montar decisões de precificação; Como montar um orçamento ao plano; Como gerir o plano estrategicamente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93940 - Dirceu Tornavoi de Carvalho
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
2796916 - Marcos Fava Neves
1497316 - Paulo Sergio Miranda Mendonça
2029902 - Roberto Fava Scare
 
Programa Resumido
A disciplina visa esclarecer aos alunos a importância da gestão das atividades de marketing nos mais variados compostos: varejo, marcas, produtos e serviços.
 
 
 
Programa
Programa:
Análise Macroambiental
Análise Interna e Concorrentes
Definição de Objetivos e Estratégias
Montagem do Plano de Produtos, Marcas, Embalagens e Serviços
Montagem do Plano de Comunicações
Montagem do Plano de Canais de Distribuição
Montagem do Plano de Vendas
Montagem do Plano de Preços
Orçamento e Gestão Estratégica do Plano
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leitura prévia dos materiais propostos
Trabalhos em grupo
Seminários
Palestras externas
Exercícios em sala de aula
Normas disciplinares: É fundamental o trabalho dos grupos na preparação de seminários e elaboração do trabalho final, não é permitido o uso de celulares e notebook nas aulas, não serão tolerados casos de desrespeito e que infrinjam o regulamento da USP e o bom andamento das aulas. Existirá rígido controle de presença e de participação
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Básica:
NEVES, M.F. Demand Driven Strategic Planning – Editora Routledge, 180 p., 2013
NEVES, M.F. Planejamento e Gestão Estratégia de Marketing São Paulo: Editora Atlas – 232 p. (livro adotado no curso), 2005.
Complementar:
McDONALD, M. Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them Butterworth Heinemann, Oxford, England – 629 p.,2002.
GILLIGAN, C.; WILSON, R.W. Strategic Marketing Planning – Butterworth Heinemann, 2003, 625 p.
COOPER, J. & LANE, P. Practical Marketing Planning – MacMillan Business, 1997, 278 p.
LAS CASAS, A.L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa Editora Atlas, 1999, 156 p.
WOOD, M. The Marketing Plan: A handbook – Editora Prentice Hall, 2003, 201 p.
CASTRO, L.T.; NEVES, M.F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão – São Paulo: Editora Atlas, 2005. 241p.
CONSOLI, M.A.; NEVES, M.F.; CASTRO, L.T. Vendas: Técnicas para Encantar seus Clientes. São Paulo: Editora Bookman, 2007. 140p.
PAIVA, H. A., NEVES, M. F. Planejamento Estratégico de Eventos. São Paulo: Editora Atlas, 2008. 128 p.
PENTEADO, J.R.W. Os Melhores Casos Brasileiros em Marketing Makron Books, 1999, 425 p.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12. Edição. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P. Marketing para o Século XXI: Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados. Futura, 1.999. 305 p.
KEEGAN, W.J. & GREEN, M.C. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 1999, 476 p.
RIES, Al & TROUT, Jack: Posicionamento. Editora Pioneira, Quinta Edição 181 pag, 1995.
KUAZAQUI, E. Marketing Internacional: Como Conquistar Negócios em Mercados Internacionais – Makron Books, 228 p.
KOTABE, M.; HELSEN K. Administração de Marketing Global São Paulo: Atlas, 2000, 709p
Diversos artigos e estudos de caso recentes a serem distribuídos ao longo do curso.
 

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