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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1504 - Gestão da Qualidade I
Quality Management I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso espera-se que o estudante tenha desenvolvido conhecimentos relacionados aos 
conceitos e de qualidade e de gestão da qualidade e de sua importância para a estratégia da 
empresa. 
Mais especificamente, espera-se que o estudante seja capaz de:
 Reconhecer os modelos de gestão da qualidade
 Analisar o impacto das dimensões da qualidade no desempenho da organização
 Compreender o papel da ISO 9000 na gestão da qualidade
Utilizar metodologias e ferramentas para a melhoria da qualidade dos processos críticos da 
empresa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
626418 - Erasmo Jose Gomes
1434819 - Márcia Mazzeo Grande
 
Programa Resumido
Para atingir o objetivo geral os conteúdos necessários são: conceito de qualidade, conceito de 
gestão da qualidade, dimensões da qualidade, modelos de qualidade, programas, metodologias e 
ferramentas para melhoria da qualidade.
 
 
 
Programa
Conceito de qualidade
Conceito de gestão da qualidade
Gurus da qualidade
Dimensões da qualidade
Qualidade como vantagem competitiva
Abordagem econômica da qualidade
Prêmios da qualidade
ISO 9000
Programas: Six Sigma, 5 S, Kaisen
Metodologias: Ciclo PDCA; DMAIC, QC Story
Ferramentas: as 7 básicas, as 7 gerenciais, as avançadas e SERVQUAL
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os ciclos de aprendizagem serão organizados da seguinte forma 1. Apresentação de conteúdos através de aulas presenciais e vide aulas e outros materiais (links para vídeos, textos e manuais); 2. Exemplos resolvidos; 3. Atividades presenciais e virtuais (trabalhos em grupos e entregas virtuais de atividades, como lista de exercícios e quizzes); 4. Aulas de dúvidas e atendimentos individuais; 5. Fechamento da atividade com discussão dos resultados e revisão das avaliações quando necessário. Os materiais da disciplina estão disponíveis no e-disciplinas
Critério
A critério do professor.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica 
1. CARPINETTI, L.C.R Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2. ed. São Paulo, 2012. 
2. CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. (Org.). Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. 
Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012. 
3. TOLEDO, J.C.; BORRÁS, M.A.A.; MERGULHÃO, R. C.; MENDES, G.H.S. Qualidade: 
gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013
Bibliografia Complementar
1. CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e de operações. Edição 
Compacta. São Paulo: Atlas, 2008. 446p. 
2. DEMING, E. W. Saia da crise: as 14 lições definitivas para controle da qualidade. São 
Paulo: Futura, 2003.
3. FITZSIMMONS, J.A., FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, 
Estratégia e Tecnologia de Informação. 4.ed. Porto Alegre: Bookman 2014.
4. GARVIN, D. A. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review. 
New York, v. 65, n.6, p.101-109, 1987. 
5. IMAI, M. KAIZEN: a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, s/d. (Série 
Qualidade e Produtividade do IMAM) 
6. JURAN, J. M. Qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira 2002. 
7. JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da Qualidade-(vários volumes) 
8. KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. 5. ed. São Paulo: Editora 
Gente, 1993. 
9. LAS CASAS, A. L. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 
5.ed. São Paulo: Atlas, 2006 MIGUEL, P. A .C. Qualidade: enfoques e ferramentas. São 
Paulo: Artliber, 2006, 263p. 
10. PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009 
11. ROTONDARO, R. G. et al. Seis sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, 
produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.. 
12. ROZENFELD, H. et al (2006). Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência 
para a melhoria do processo. São Paulo, Saraiva, 2006. 
13. SCHOLTES, P. R. Times da qualidade: como usar equipes para melhorar a qualidade. 2. 
ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.. 
SOUZA, R. D. F. Qualidade como função de tecnologia industrial básica e a inserção 
competitiva do Brasil no comércio internacional. Gestão & Produção, São Carlos, v.5, n.3 dez. 
1998. p. 161-167.
 

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