Geral: O Curso tem como objetivo situar a área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos participantes como a administração das operações (industriais, de serviços ou burocráticas) pode contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva. Objetiva também familiarizar o aluno com os principais conceitos e ferramentas relacionados à administração da produção, discutindo o repertório moderno de métodos e técnicas mais difundidos neste campo. Específicos: Apresentar ao aluno os aspectos conceituais básicos referentes à função de produção, ao sistema de produção, ao planejamento da capacidade, à localização das instalações, ao arranjo físico e ao projeto de trabalho.
Fudamentos de adminstração de operações, estratégia e cadeia de suprimentos, Produtos e Processos em Produção e Operações, Instalações em Produção e Operações, Planejamento e Controle em Produção e Operações e Qualidade.
1. Fundamentos de administração 2. Conceito de Produção e de Sistemas de Produção. 3. Composto bens-serviços 4. Redes de Operações/Cadeia de Suprimentos 5. Projeto de processos, produtos/serviços 6. Instalações em produção: localização e layout 7. Gestão da capacidade 8. Modelos de Gestão da Produção (MRP; OPT; JIT) 9. Planejamento e controle de projetos 10. Qualidade Total e Melhorias em produção e operações
Básica: CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013 SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R; BETTS. Gerenciamento de operações e de processos: princípio e práticas de impacto estratégico. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2013 Complementar: CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de supriemntos: estratégia, planejamento e operações. 6.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. CORRÊA, H. L.; GIANESI, I.G.N.;CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRPII/ERP: conceitos e implantação. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007 FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014 GOLDRATT, E. M. A meta. São Paulo: Educator, 2002 MAXIMIANI, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011. TOLEDO, J.C.; BORRÁS, M.A.A.; MERGULHÃO, R. C.; MENDES, G.H.S. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013. WOMACK, J. JONES, D. T. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 2004