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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1603 - Técnicas de Pesquisa I
Research Techniques I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
•	Apresentar ao futuro administrador os principais enfoques de metodologias científicas e técnicas de elaboração de relatórios de pesquisa em administração.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2179042 - Geciâne Silveira Porto
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
773006 - João Luiz Passador
2973292 - Lara Bartocci Liboni
 
Programa Resumido
•	Proporcionar aos alunos os conhecimentos e os conceitos fundamentais sobre como desenvolver pesquisa por meio da utilização das diversas técnicas existentes e o reconhecimento da atividade como geradora de novos conhecimentos.
 
 
 
Programa
•	Histórico das concepções de ciência e dos seus métodos
• Metodologias de pesquisa científica
• A definição do foco do estudo científico
• Estrutura de um trabalho de pesquisa científica
• Técnicas para elaboração de relatórios de pesquisa científica
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas de conceitos, exemplos, resolução de problemas, casos, discussões e aplicação de exercícios em sala de aula, sincronizado com o desenvolvimento de um projeto e execução de uma pesquisa.
Critério
Cobrar-se-á na disciplina um nível mínimo de aproveitamento pelo aluno compatível com o padrão de excelência acadêmica almejado pela FEA-RP e exigido pela USP. A avaliação do rendimento escolar do aluno na disciplina será feita sobre as atividades a seguir relacionadas, cada qual com um peso indicado, daí se formando a nota final do aluno, como uma média ponderada, numa escala de zero a dez, como aproximações por arredondamento até a primeira casa decimal: i) prova individual com peso 2; ii) exercícios e atividades em sala, com peso 1,0 e iii) trabalho final em grupo com seminário, com peso 2. Os alunos que não comparecerem à prova poderão fazer uma substitutiva, porém com peso 4, no final do semestre.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em uma nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Básica: 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: Citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: Trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003, 640 p.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002, 175 p.
MARTINS, J.A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1994, 116 p.
RICHARDSON, R J. et alii. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, 334 p.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS. Diretrizes para apresentação de teses e dissertações à USP: documento eletônico ou impresso. São Paulo: SIBi/USP, 2001. 16p.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001, 205 p.

Complementar:
CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002, 242 p.
HAIR JR., JOSEPH F. et all.. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1996.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. E Alfredo Alves de Farias. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001, 719 p.
SELLTIZ, et al. Métodos de Pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1989.
VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000, 92p.

Outras leituras indicadas durante o curso.
 

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