• Apresentar ao futuro administrador os principais enfoques de metodologias científicas e técnicas de elaboração de relatórios de pesquisa em administração.
• Proporcionar aos alunos os conhecimentos e os conceitos fundamentais sobre como desenvolver pesquisa por meio da utilização das diversas técnicas existentes e o reconhecimento da atividade como geradora de novos conhecimentos.
• Histórico das concepções de ciência e dos seus métodos• Metodologias de pesquisa científica• A definição do foco do estudo científico• Estrutura de um trabalho de pesquisa científica• Técnicas para elaboração de relatórios de pesquisa científica
Básica: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: Citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: Trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003, 640 p.GIL, A.C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002, 175 p.MARTINS, J.A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1994, 116 p.RICHARDSON, R J. et alii. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, 334 p.UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS. Diretrizes para apresentação de teses e dissertações à USP: documento eletônico ou impresso. São Paulo: SIBi/USP, 2001. 16p. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001, 205 p.Complementar:CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002, 242 p.HAIR JR., JOSEPH F. et all.. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1996. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. E Alfredo Alves de Farias. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001, 719 p. SELLTIZ, et al. Métodos de Pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1989.VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000, 92p.Outras leituras indicadas durante o curso.