Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1607 - Filosofia
Philosophy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
a) Permitir ao aluno ter conhecimentos básicos sobre filosofia e ciência; b) Dar oportunidade ao aluno de conhecer livros básicos que falem sobre estes assuntos e sua evolução histórica; c) Dar embasamento sobre o conhecimento e sua forma de obtenção; d) Fornecer subsídios para o desenvolvimento do espírito crítico e do raciocínio lógico; e) Permitir iniciação à metodologia científica de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
773006 - João Luiz Passador
3209703 - Renata Auxiliadora Marcheti
2019800 - Rogerio Ceravolo Calia
4783568 - Valquiria Padilha
 
Programa Resumido
A disciplina visa despertar nos alunos o espírito crítico e o raciocínio lógico, bem como fornecer aos alunos embasamento sobre conhecimento e sua importância na gestão organizacional.
 
 
 
Programa
- Natureza e objeto dos estudos filosóficos.
- Ciência e Filosofia - Conceitos.
- As diversas ciências e a Administração.
- Ética, Psicologia, Lógica, Estética e Metafísica e suas relações com a Administração.
- O problema do conhecimento (Epistemologia) e sua implicação na Administração.
- A visão filosófica do conhecimento dentro da história da filosofia ocidental: o Pré-socráticas, Sócrates, Platão e Aristóteles, a Escolástica, o Racionalismo, o Empirismo, o Criticismo e o Positivismo.
- A filosofia oriental e o conhecimento.
- O conhecimento nas ciências humanas e a filosofia moderna aplicados na Administração.
- A metodologia científica nas ciências humanas e sua aplicação na Administração.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Trabalhos em grupo
Seminários
Palestras
Exercícios em sala de aula
Critério
Prova I - 30%
Prova II - 30%
Trabalhos em sala de aula/seminário/trabalho final - 30%
Participação em sala de aula - 10%
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
1. CHAUI, M. Filosofia. Editora Ática, 2009
2. CORTELLA, Mario Sergio. Qual É a Tua Obra? - Inquietações Propositivas Sobre Ética, Liderança e Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
3. BARROS FILHO, Clóvis; POMPEU, Júlio. A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade. São Paulo, Casa da Palavra, 2013.
Bibliografia complementar:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
ARONDEL-ROHAUT, M. Exercícios filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BEZERRA FILHO, Cabral e outros. Epistemologia e Teoria da Ciência. Petrópolis, Vozes, 1971.
BUBER M. Eu e Tu. São Paulo (SP): Centauro; 2008
CORTELLA, Mario Sergio. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva; 2013.
DELATTRE. Teoria dos Sistemas e Epistemologia. Lisboa, 1981. Caderno de Filosofia.
DROSDEK, Andreas. Sócrates – O poder do não saber. Petrópolis: Vozes, 2007.
GOLDRATT, E. M. Não é sorte: a aplicação do processo de raciocínio da Teoria das Restrições. São Paulo: Nobel, 2004.
HESSEN, Johannes, Teoria do Conhecimento. 3ª ed., Coimbra, 1964.
ISAACS, W. Dialogue, collective thinking and organizational learning. Organizational Dynamics, New York, v. 22, n. 2, p.24-39, 1993.
JAEGER, W. 1995. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. (3ª ed). Ed. Martins Fontes, São Paulo.
PAIVA, V. Filosofia, encantamento e caminho. São Paulo: Paulus, 2002
RUSSEL, Bertrand, História da Filosofia Ocidental. 3ª ed., Editora Nacional, 1969.
SÁTIRO, Angélia e WUENSCH, Ana Miriam. Pensando melhor. Iniciação ao Filosofar. São Paulo: Saraiva, 2013.
SCHARMER, O. C. Teoria U - Como Liderar pela Percepção e Realização do Futuro Emergente. Editora Campus, 2010.
SOROS, G. Soros: general theory of reflexivity. Finantial Times. October, 26, 2009.
FERRY, L. Aprender a viver; filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD1607

Clique para consultar o oferecimento para RAD1607

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP