a) Permitir ao aluno ter conhecimentos básicos sobre filosofia e ciência; b) Dar oportunidade ao aluno de conhecer livros básicos que falem sobre estes assuntos e sua evolução histórica; c) Dar embasamento sobre o conhecimento e sua forma de obtenção; d) Fornecer subsídios para o desenvolvimento do espírito crítico e do raciocínio lógico; e) Permitir iniciação à metodologia científica de pesquisa.
A disciplina visa despertar nos alunos o espírito crítico e o raciocínio lógico, bem como fornecer aos alunos embasamento sobre conhecimento e sua importância na gestão organizacional.
- Natureza e objeto dos estudos filosóficos. - Ciência e Filosofia - Conceitos. - As diversas ciências e a Administração. - Ética, Psicologia, Lógica, Estética e Metafísica e suas relações com a Administração. - O problema do conhecimento (Epistemologia) e sua implicação na Administração. - A visão filosófica do conhecimento dentro da história da filosofia ocidental: o Pré-socráticas, Sócrates, Platão e Aristóteles, a Escolástica, o Racionalismo, o Empirismo, o Criticismo e o Positivismo. - A filosofia oriental e o conhecimento. - O conhecimento nas ciências humanas e a filosofia moderna aplicados na Administração. - A metodologia científica nas ciências humanas e sua aplicação na Administração.
Bibliografia Básica1. CHAUI, M. Filosofia. Editora Ática, 20092. CORTELLA, Mario Sergio. Qual É a Tua Obra? - Inquietações Propositivas Sobre Ética, Liderança e Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.3. BARROS FILHO, Clóvis; POMPEU, Júlio. A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade. São Paulo, Casa da Palavra, 2013.Bibliografia complementar:ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.ARONDEL-ROHAUT, M. Exercícios filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.BEZERRA FILHO, Cabral e outros. Epistemologia e Teoria da Ciência. Petrópolis, Vozes, 1971.BUBER M. Eu e Tu. São Paulo (SP): Centauro; 2008CORTELLA, Mario Sergio. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva; 2013.DELATTRE. Teoria dos Sistemas e Epistemologia. Lisboa, 1981. Caderno de Filosofia.DROSDEK, Andreas. Sócrates – O poder do não saber. Petrópolis: Vozes, 2007.GOLDRATT, E. M. Não é sorte: a aplicação do processo de raciocínio da Teoria das Restrições. São Paulo: Nobel, 2004.HESSEN, Johannes, Teoria do Conhecimento. 3ª ed., Coimbra, 1964.ISAACS, W. Dialogue, collective thinking and organizational learning. Organizational Dynamics, New York, v. 22, n. 2, p.24-39, 1993.JAEGER, W. 1995. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. (3ª ed). Ed. Martins Fontes, São Paulo.PAIVA, V. Filosofia, encantamento e caminho. São Paulo: Paulus, 2002RUSSEL, Bertrand, História da Filosofia Ocidental. 3ª ed., Editora Nacional, 1969.SÁTIRO, Angélia e WUENSCH, Ana Miriam. Pensando melhor. Iniciação ao Filosofar. São Paulo: Saraiva, 2013.SCHARMER, O. C. Teoria U - Como Liderar pela Percepção e Realização do Futuro Emergente. Editora Campus, 2010.SOROS, G. Soros: general theory of reflexivity. Finantial Times. October, 26, 2009.FERRY, L. Aprender a viver; filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.