Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1608 - Sistemas Integrados e de Apoio a Decisão
Integrated and Decision Support Systems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
a) Apresentar e discutir os procedimentos de implantação de Sistemas Integrados de Informação; b) Apresentar e discutir os principais fatores envolvidos no processo de aquisição e implantação de Sistemas Integrados de Informação c) Contextualizar os Sistemas de Apoio à Decisão e sua importância para a gestão corporativa e competitiva das organizações. d) Apresentar e discutir os procedimentos de implantação dos Sistemas de Apoio à Decisão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3049323 - Ildeberto Aparecido Rodello
3178752 - Silvia Inês Dallavalle de Pádua
 
Programa Resumido
A disciplina visa fornecer: 1- o conhecimento sobre os Sistemas Integrados de Informação, sua importância no mundo globalizado, sua utilização e os procedimentos mais adequados para escolha e implantação. 2- uma visão geral dos sistemas de suporte à decisão, com suas características, recursos e interação com outros sistemas de informação, bem como esclarecer aos alunos procedimentos de implantação de Sistemas de Apoio à Decisão e sua importância para a gestão corporativa e competitiva das organizações.
 
 
 
Programa
- Conceitos Básicos: Sistemas Integrados de Informação - Fatores pertinentes ao sucesso e ao fracasso da implantação - Metodologias de apoio a escolha de Sistemas Integrados - ERPs Open Source - Os ERP's do Mercado - Estrutura da Decisão - Tipos de Sistemas de Apoio à Decisão - Tipos de Análise - Arquitetura do Sistema de Apoio a Decisão - Princípios de Data warehouse - Fundamentos de Business Inteligence - Mineração de dados - As empresas e suas experiências com estes sistemas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, estudos de caso e trabalho em grupo.
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Básica LAURINDO, F. J.B.; ROTONDARO, R.G. (2006) Gestão Integrada de processos e da tecnologia da informação. Ed Atlas. LUCAS Jr., H. C. Tecnologia da informação tomada de decisão estratégica para administradores. Ed. LTC, 2006. PINHEIRO, C.A.R. Inteligência analítica: Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2008. SACCOL, A. Z.; SOUZA, C. A.; Sistemas ERP no Brasil: Teoria e Casos. Editora Atlas; EAN13: 9788522434930; 2003. Complementar CARVALHO, L.A.V. Data mining a mineração de dados no Marketing. Medicina, Economia, Engenharia e Administração.Ed. Ciência Moderna, 2005. LAUDON, K. C; LAUDON, J. P.; Sistemas de Informação Gerenciais. Prentice Hall. Prentice Hall. 9. ed. ISBN: 978-85-7605-923-3. 2010. O’BRIEN, J.A.; MARAKAS, G.M. Administração de Sistemas de Informação uma introdução. McGraw-Hill, 13. ed. ISBN: 8586804770, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD1608

Clique para consultar o oferecimento para RAD1608

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP