O curso de Economia de Empresas irá fornecer ao aluno uma compreensão do ambiente econômico das empresas e suas implicações para a tomada de decisões. Ao final da disciplina o aluno estará apto a realizar análises considerando a empresa frente ao seu mercado e suas decorrências organizacionais.
A disciplina visa fornecer ao aluno uma visão sobre o ambiente econômico no qual a empresa está inserida com o intuito de auxiliar na tomada de decisões pelos administradores da mesma.
1. DEMANDA INDIVIDUAL E DEMANDA DE MERCADO 2. TEORIA DA PRODUÇÃO 3. MERCADOS E PREÇOS, TEORIA DO CONSUMIDOR, TEORIA DA PRODUÇÃO. 4. MERCADOS COMPETITIVOS 5. ESTRUTURA DE MERCADO E ESTRATÉGIA COMPETITIVA a. Poder de Mercado: Monopólio e Monopsônio b. Determinando Preços com Poder de Mercado 6. TEORIA DOS JOGOS 7. MERCADOS COM INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA 8. NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL E ARQUITETURA DAS ORGANIZAÇÕES 9. FUNDAMENTOS DE ECONOMIA COMPORTAMENTAL
01. PINDYCK, R. S. e RUBINFELD, D. L. Microeconomia, Makron Books: São Paulo, 2010 02. BRICKLEY J. A. SMITH C. W. e ZIMMERMAN J. L. , Managerial economics and organizational architecture, IRWIN :EUA, 1997 03. RAIFFA, H. El arte y la ciencia de la negociación, Fondo de Cultura: México,1991