Objetivosa) Refletir acerca deste tipo peculiar de agente realizador, procurando despertar nos participantes o espírito empreendedor e alertá-los sobre as exigências, encargos e riscos inerentes ao trabalho inovador.b) Discutir as razões que tornam o tema empreendedorismo um tópico de elevado interesse entre os estudiosos de administração.c) Investigar os elementos psicológicos e sociológicos que influenciam os empreendedores.d) Tratar do perfil, das motivações e as competências específicas do empreendedor.
Busca despertar nos alunos o espírito empreendedor e alerta-los sobre a importância, riscos e oportunidades que o mercado oferece e que deve estar constantemente sendo atualizados pelas organizações.
ProgramaØ que são o empreendedor e o intra-empreendedor.Ø mito do empreendedor.Ø Benefícios proporcionados pelo empreendedor à sociedade.Ø Características de comportamento e de personalidade do empreendedor.Ø As competências específicas do empreendedor e o seu desenvolvimento.Ø Barreiras e armadilhas que ameaçam os negócios iniciados pelo empreendedor.Ø Diferenças entre culturas de empresas entrepreneuriais e administrativas e a importância de cada uma delas.
Bibliografia Básica:. SEBRAE. Empreendedorismo: Manual do aluno. São Paulo: SEBRAE, 67 p. (disponibilizado em formato digital)Bibliografia Complementar:. DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.. BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Artmed, 2009.• DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. Editora Pioneira - São Paulo, 1994.• DEGEN, R. O Empreendedor. São Paulo, Makron, 1989.• FARREL, L. C. Entrepreneurship. São Paulo, Atlas, 1993.• GERBER, M. E. O Mito do Empreendedor. São Paulo, Saraiva, 1990.• HALLORAN, J. W. Por Que os Empreendedores Falham. São Paulo, Makron, 1994. • KAO, J. J. The Entrepreneurail Organization. Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1991.• MORRIS, M. J. Iniciando um Pequena Empresa com Sucesso. São Paulo, Makron, 1991.• PINCHOT, G. Intrapreneuring. São Paulo, Harbra, 1989.• RESNIK, Paul. A Biblia da Pequena Empresa. São Paulo, Makron, 1991.