Objetivo Geral:Proporcionar ao aluno uma visão geral sobre a relação entre governo e sociedade, Estado, Mercado e os organizações da sociedade civil. Abordar as particularidades da administração de organizações do terceiro setor. Apresentar e desenvolver os conceitos e características de gestão de organizações do terceiro setor, sua gestão e sua importância para as políticas públicas.Objetivos Específicos: Apresentar e discorrer sobre os conceitos de administração de voluntários, captação de recursos, accountability, responsabilidade social, marketing social, instituições sem fins lucrativos, ética empresarial e outras temáticas relacionadas às organizações do terceiro setor. Focar nas ralações destas organizações com as empresas e o Estado contemporâneo.
Despertar nos alunos a importância do Terceiro Setor na gestão da sociedade e das políticas públicas.
• Organizações do terceiro setor – marco legal do terceiro setor• A importância do terceiro setor na articulação de políticas públicas• Características de organizações do terceiro setor• Responsabilidade social empresarial• Marketing social• Administração de voluntários• Captação de recursos• Aspectos financeiros de organizações do terceiro setor
Bibliografia Básica:• HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: MAKRON Books, 1999.• KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo, Atlas, 1994• COELHO, Simone de C. T. Terceiro Setor: um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.• COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.• Mestriner, M.L. O Estado entre a Filantropia e a Assistência Social. Ed. Cortez, 2001• DRUCKER, P. F. Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos: Princípios e Práticas. São Paulo: Pioneira. 1994 • FERNANDES, R. C. Privado Porém Público: O Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 1994.• GIFE. Desenvolvimento Social Sustentado. Paz e Terra.• MEREGE, Luiz C.; BARBOSA, Maria N. L.. Terceiro Setor: reflexão sobre o marco legal. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998. 180 p.• OSBORNE, David; GAEBLER, Ted. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. 10. ed. Brasília: MH Comunicação, 1998. 436 p.• PEREIRA, L. C. B.; GRAU, N.C. O público não estatal na reforma do estado. São Paulo: FGV. 1999• RAFAEL, Edson José. Fundações e direito: terceiro setor. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1997.• SALAMON, Robert C.. A melhor maneira de fazer negócios: como a integridade pessoal leva ao sucesso corporativo. São Paulo: Negócio Editora, 2000.• BOBBIO, N. ESTADO GOVERNO SOCIEDADE. Para uma teoria geral da política, Campus.• SANTOS, B. (Org.) Democratizar a Democracia.