a) Apresentar um conjunto de tópicos de caráter multidisciplinar a serem contemplados durante a concepção e delineamento de um novo produto, novo serviço ou novo negócio.b) Discutir com os graduandos a aplicação dos conceitos e técnicas de Administração no contexto das pequenas e médias empresas nascentes, abrangendo empreendimentos de base tecnológica, tradicionais e culturais.c) Apresentar a problemática da gerência e do desenvolvimento de pequenas e médias empresas, inovadoras, tradicionais e culturais.d) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do Plano de Negócios a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio.
A disciplina tem o intuito de esclarecer a importância das pequenas e médias empresas, as oportunidades que o mercado oferece de concepção de novos produtos, serviços e/ou negócios.
1. Fontes e tipos de ideias para novos negócios 2. A prospecção de oportunidades 3. O plano de negócio 4. Análise do setor de atividade econômica e da dinâmica do mercado 5. Planejamento de marketing 6. Planejamento da produção 7. Plano da estrutura organizacional e dos sistemas administrativos 8. Planejamento financeiro 9. Fontes de fomento para negócios de base tecnológica, cultural e esportiva disponíveis no mercado. 10. A apresentação do Plano de Negócios para investidores
Bibliografia Básica:SALIM, César S. (et. al.). Construindo plano de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.(livro texto)SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios. Brasília, 2007.Bibliografia Complementar:ANPEI, MCTI. Simulador dos incentivos fiscais da lei do Bem disponível em:http://proinova.anpei.org.br/SimuladorFinanceiro.aspx.ANPEI. Guia Prático da Inovação. Disponível em http://proinova.anpei.org.br/Downloads.aspCENTRO RUTH CARDOSO (org.) Políticas Sociais: ideias e práticas.http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB31BFE9740131D32019BC2DADDEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. 8. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005.DORNELAS, José, Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Campus, 4ª. Ed. 2012.DORNELAS, José, TIMMONS Jeffry; SPINELLI, Stephen. Criação de novos negócios. 8ª. Ed.Campus, 2010.FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES (Orgs.) EmpreendedorismoEstratégico: Criação e gestão de pequenas empresas. Cengage, 2008.FINEP. Simulador de financiamento, disponível em http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?noticia=simulador-ajuda-a-calcular-condicoes-de-financiamentoGRANDO, N. (Org) Empreendedorismo Inovador: como criar star-ups de tecnologia no Brasil. Evora, 2012.HASHIMOTO, M.; LOPES, R. M.; ANDREASSI, T. NASSIFE. V. M. J. Práticas de empreendedorismo: casos e planos de negócios. Campus, 2012.MCLAUGHLIN, Harold J. The Entrepreneur's Guide to Building a Better Business Plan. New York, John, Wiley & Sons, 1992.MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.MINISTÉRIO DA CULTURA. Guia do Empreendedor Sociocultural. 2013 Disponível em:http://www.socioculturalemrede.com.br/site/wpcontent/uploads/2013/03/guia_empreendedor sociocultural.pdfOBATA, S.H.; CESAR, V. B.; BELLUCCI, I. Ciência e tecnologia como vetores para sustentabilidade. Disponível em http://www.ciis.com.br/livro/cienciaetecnologia.epubPORTO, G. (Org.) Gestão da Inovação e empreendedorismo. Campus, 2013.RUBIM, L. (ORG.) Organização e Produção, 2005. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/146/1/Organizacao%20e%20producao%20da%20cultura.PDFSARKAR, Soumodip. Empreendedorismo e inovação. 2. ed. Lisboa: Escolar Editora, 2010.VIANA, M. Et. Alli, Design Thinking: como inovar em negócios. 2013Sites Importantes para Empreendedores:www.anpei.org.brwww.cgee.org.brwww.cnpq.brhttp://www.cultura.sp.gov.brwww.fapesp.brwww.finep.gov.brwww.sebrae.com.brwww.mcti.gov.br