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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2105 - Criação de Novos Negócios
New Business Creation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
a) Apresentar um conjunto de tópicos de caráter multidisciplinar a serem contemplados durante a concepção e delineamento de um novo produto, novo serviço ou novo negócio.
b) Discutir com os graduandos a aplicação dos conceitos e técnicas de Administração no contexto das pequenas e médias empresas nascentes, abrangendo empreendimentos de base tecnológica, tradicionais e culturais.
c) Apresentar a problemática da gerência e do desenvolvimento de pequenas e médias empresas, inovadoras, tradicionais e culturais.
d) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do Plano de Negócios a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93940 - Dirceu Tornavoi de Carvalho
2179042 - Geciâne Silveira Porto
1610580 - Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy
 
Programa Resumido
A disciplina tem o intuito de esclarecer a importância das pequenas e médias empresas, as oportunidades que o mercado oferece de concepção de novos produtos, serviços e/ou negócios.
 
 
 
Programa
1. Fontes e tipos de ideias para novos negócios
2. A prospecção de oportunidades
3. O plano de negócio
4. Análise do setor de atividade econômica e da dinâmica do mercado
5. Planejamento de marketing
6. Planejamento da produção
7. Plano da estrutura organizacional e dos sistemas administrativos
8. Planejamento financeiro
9. Fontes de fomento para negócios de base tecnológica, cultural e esportiva
disponíveis no mercado.
10. A apresentação do Plano de Negócios para investidores
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, trabalhos em grupo, palestras e visita a incubadora de empresas.
Critério
Avaliação do Aproveitamento:
Serão utilizados diversos instrumentos de avaliação contínua, a partir dos seguintes elementos:
- Atividades parciais
- Trabalho Final: constitui-se da Elaboração de Plano de Negócios a ser realizado em equipes de até 4 alunos. O trabalho a ser elaborado deve conter todos os elementos componentes da estrutura do plano de negócios trabalhado em sala. Ao final do curso os planos de negócio serão apresentados a uma banca de avaliação, que contará com um profissional de seleção de empreendimentos como por exemplo gerente de incubadora de empresas, investidor, etc.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
SALIM, César S. (et. al.). Construindo plano de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
(livro texto)
SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios. Brasília, 2007.
Bibliografia Complementar:
ANPEI, MCTI. Simulador dos incentivos fiscais da lei do Bem disponível em:
http://proinova.anpei.org.br/SimuladorFinanceiro.aspx.
ANPEI. Guia Prático da Inovação. Disponível em http://proinova.anpei.org.br/Downloads.asp
CENTRO RUTH CARDOSO (org.) Políticas Sociais: ideias e práticas.
http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB31BFE9740131D32019BC2DAD
DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. 8. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005.
DORNELAS, José, Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Campus, 4ª. Ed. 2012.
DORNELAS, José, TIMMONS Jeffry; SPINELLI, Stephen. Criação de novos negócios. 8ª. Ed.
Campus, 2010.
FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES (Orgs.) Empreendedorismo
Estratégico: Criação e gestão de pequenas empresas. Cengage, 2008.
FINEP. Simulador de financiamento, disponível em http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?noticia=simulador-ajuda-a-calcular-condicoes-de-financiamento
GRANDO, N. (Org) Empreendedorismo Inovador: como criar star-ups de tecnologia no Brasil. Evora, 2012.
HASHIMOTO, M.; LOPES, R. M.; ANDREASSI, T. NASSIFE. V. M. J. Práticas de empreendedorismo: casos e planos de negócios. Campus, 2012.
MCLAUGHLIN, Harold J. The Entrepreneur's Guide to Building a Better Business Plan. New York, John, Wiley & Sons, 1992.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
MINISTÉRIO DA CULTURA. Guia do Empreendedor Sociocultural. 2013 Disponível em:
http://www.socioculturalemrede.com.br/site/wpcontent/uploads/2013/03/guia_empreendedor sociocultural.pdf
OBATA, S.H.; CESAR, V. B.; BELLUCCI, I. Ciência e tecnologia como vetores para sustentabilidade. Disponível em http://www.ciis.com.br/livro/cienciaetecnologia.epub
PORTO, G. (Org.) Gestão da Inovação e empreendedorismo. Campus, 2013.
RUBIM, L. (ORG.) Organização e Produção, 2005. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/146/1/Organizacao%20e%20producao%20da%20cultura.PDF
SARKAR, Soumodip. Empreendedorismo e inovação. 2. ed. Lisboa: Escolar Editora, 2010.
VIANA, M. Et. Alli, Design Thinking: como inovar em negócios. 2013
Sites Importantes para Empreendedores:
www.anpei.org.br
www.cgee.org.br
www.cnpq.br
http://www.cultura.sp.gov.br
www.fapesp.br
www.finep.gov.br
www.sebrae.com.br
www.mcti.gov.br
 

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