Objetivosa) Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre os conflitos, suas origens e as maneiras de tratá-lo;b) Proporcionar conhecimentos sobre os diversos tipos de estilos de negociação e perfis psicológicos;c) Aplicar os estilos de negociação para solucionar os conflitos de melhor maneira.
O intuito da disciplina solução de conflitos é esclarecer aos alunos o que são conflitos, como devem ser tratados, e deixar claro que eles estão cotidianamente presentes no dia-dia de uma empresa.
ProgramaØ ConflitoØ Estilos de negociaçãoØ Uso dos estilos de negociação na solução de conflitos
Bibliografia Básica· FISHER, R. & BROWN, S. Getting Together - building relationships as we negociate. Penguin Books. New York, 1989.· HODGSON, J. Thinking on your feet in negotiations. Pitman Publishing. London, 1996.· JANDT, F. E. Win-Win negotiating: turning conflict into agreement. John Wiley & Sons. Canada, 1985.· LAX, D. A. & SEBENIUS, J. K. The manager as negotiator - bargaining for cooperation and competitive gain. Macmillan Inc. New York, 1986.· LEWICKI, R. J.; HIAM, A. & OLANDER, K. W. Think before you speak: a complete guide to strategic negotiation. John Wiley & Sons. Canada, 1996.· MARTINELLI, D. P. & ALMEIDA, A. P. Negociação e solução de conflito: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. Editora Atlas. São Paulo, 1998.· WEEKS, D. The eight essential steps to conflict resolution - preserving relationships at work, at home, and in the community. G. P. Putnam's Sons. New York, 1992.