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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2111 - Desenvolvimento Regional e o Agronegócio
Regional Development and Agribusiness

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O curso de desenvolvimento Regional e o Agronegócio objetiva apresentar aos alunos as tendências em políticas públicas atuais para este setor, os conceitos fundamentais da teoria de desenvolvimento territorial e as ferramentas básicas do processo de gestão pública do Estado contemporâneo. Seu módulo central consiste em propiciar aos alunos base teórica e prática no diagnóstico de políticas públicas, preparando-os, assim, para atuarem em setores subsequentes da área. Consolida conhecimentos sobre o conceito de desenvolvimento e as diferentes perspectivas do mesmo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
233723 - Claudia Souza Passador
 
Programa Resumido
A disciplina analisa as políticas públicas para o agronegócio e agricultura familiar no pais e os conceitos de desenvolvimento local, regional e territorial. Além de discutir as mudanças no cenário rural brasileiro.
 
 
 
Programa
1. Crise do Estado Brasileiro;
2. Novos marcos institucionais e novos modelos de gestão do aparato do Estado;
3. A crise do modelo de desenvolvimento econômico;
4. Configurações recentes da esfera pública;
5. Parcerias e o surgimento de redes no âmbito local;
6. A herança dos padrões agrícolas nacionais;
7. O conceito de desenvolvimento territorial;
8. A "ruralidade" no desenvolvimento contemporâneo;
9. Políticas públicas para o setor agrícola;
10. Agronegócio e inovação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) leitura antecipada dos textos indicados para cada aula.
b) participação nos debates coordenados pela professora em sala de aula.
c) apresentação, escrita e oral de trabalho de grupo, preparado conforme normas do Departamento e orientação do professor nas datas estabelecidas. Assim sendo, o curso será conduzido mediante entrega, ao aluno, no primeiro dia de aula, da programação didática e das atribuições dos alunos durante o semestre. Observe-se a importância da participação dos alunos através de leitura e a elaboração de trabalho em grupo a fim de desenvolver a parte prática do curso.
Critério
Para efeito de aprovação, a avaliação do desempenho dos alunos far-se-á com base na média da nota de participação em aula, além do trabalho de Grupo (serão avaliados a forma e o conteúdo)
Obs. 1. A nota final do aluno será calculada pela média simples; 2. Trabalhos entregues fora de data valerão 50% da nota normal.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em uma nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
ABRAMOVAY, Ricardo. Muito Além da Economia Verde. São Paulo: Editora Abril, 2012.
ABRAMOVAY, Ricardo. O Futuro das regiões rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
GRAZIANO DA SILVA, José. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados. Universidade de São Paulo, Volume 15, número 43, setembro/dezembro de 2001.
LEITE, Sérgio (org.). Políticas públicas e agricultura no Brasil. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.
 

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