A disciplina visa apresentar aos participantes conceitos e técnicas essenciais para o desenvolvimento e gestão da criatividade visando a solução de problemas e a promoção da inovação nas organizações.
A criatividade é uma característica de indivíduos, grupos ou organizações. Técnicas criativas podem auxiliar indivíduos, grupos ou organizações a serem mais criativos ou à aplicar a originalidade de pensamento para determinadas situações e/ou problemas. A resolução criativa de problemas é a aplicação da criatividade e das técnicas de criatividade para os problemas e oportunidades de melhoria. A criatividade trata, portanto, de desenvolver novas ideas. Para tanto é necessário observar os problemas ou oportunidades em uma perspectiva nova que, por sua vez, implica em não se limitar a velhos métodos e ideias.
Conceitos de criatividade e de inovação Processo do desenvolvimento da criatividade Pensamento criativo Estímulos e barreira à criatividade Ferramentas de Criatividade Criatividade, Inovação e Gestão Estratégica Boas Práticas de Gestão da Criatividade em Organizações A critério do professor poderão ser realizadas visitas técnicas em empresas e/ou organizações (públicas e/ou privadas) de modo a complementar o processo de aprendizagem em ambientes reais de produção de bens ou serviços, formulação, gestão e execução de políticas públicas, pesquisa e inovação, assim como para promover a geração de reflexões críticas relacionadas aos objetivos da disciplina.
Básica:AZNAR, G. Ideias - 100 Técnicas de Criatividade. São Paulo: Summus. 2011. 256 p.COTEC. Pautas Metodológicas em Gestión de la Tecnologia y de la Innovación para Empresas. Tomo 2. Módulo II. “Herramientas de Gestión de la Tecnologia” TEMAGUIDE. 1999. 170p.GURGEL, M.F. Criatividade & inovação: uma proposta de gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006, 193 p. (Dissertação. Mestrado em engenharia de produção).SIQUEIRA, J. Criatividade Aplicada: habilidades e técnicas essenciais para a criatividade, inovação e solução de problemas (3ª Edição). Siqueira Assessoria Empresarial. 2012. 113p. Disponível em < http://criatividadeaplicada.com/>. UE (Unión Européia). Guía de buenas prácticas en materia de creatividad empresarial. Madrid: SUDOE.125p. (Publicado en el marco del proyecto Crea-Business-Idea del Programa SUDOE Interreg IV B).Leitura Complementar:AMORIM, M.C.S.; FREDERICO, R. Criatividade, inovação e controle nas organizações. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, 2008. KELLEY, T.; LITTMAN, J. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier. 2007. 280 p.NIZO, R. Foco e criatividade: fazer mais com menos. São Paulo: Summus. 2009. 120 p.PREDEBON, J. Criatividade (7ª Edição). São Paulo: Atlas. 2010. 246p.RICKARDS, T. Creativity and problem solving at work. Gower: Aldershot, 1997.