Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2117 - Gestão da Criatividade
Creativity Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa apresentar aos participantes conceitos e técnicas essenciais para o desenvolvimento e gestão da criatividade visando a solução de problemas e a promoção da inovação nas organizações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
626418 - Erasmo Jose Gomes
 
Programa Resumido
A criatividade é uma característica de indivíduos, grupos ou organizações. Técnicas criativas podem auxiliar indivíduos, grupos ou organizações a serem mais criativos ou à aplicar a originalidade de pensamento para determinadas situações e/ou problemas. A resolução criativa de problemas é a aplicação da criatividade e das técnicas de criatividade para os problemas e oportunidades de melhoria. A criatividade trata, portanto, de desenvolver novas ideas. Para tanto é necessário observar os problemas ou oportunidades em uma perspectiva nova que, por sua vez, implica em não se limitar a velhos métodos e ideias.
 
 
 
Programa
Conceitos de criatividade e de inovação Processo do desenvolvimento da criatividade Pensamento criativo Estímulos e barreira à criatividade Ferramentas de Criatividade Criatividade, Inovação e Gestão Estratégica Boas Práticas de Gestão da Criatividade em Organizações A critério do professor poderão ser realizadas visitas técnicas em empresas e/ou organizações (públicas e/ou privadas) de modo a complementar o processo de aprendizagem em ambientes reais de produção de bens ou serviços, formulação, gestão e execução de políticas públicas, pesquisa e inovação, assim como para promover a geração de reflexões críticas relacionadas aos objetivos da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas, discussão de casos em sala de aula, painéis, debates, seminários, análise de vídeos e palestrantes externos.
Critério
• A critério do professor ministrante
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Básica:
AZNAR, G. Ideias - 100 Técnicas de Criatividade. São Paulo: Summus. 2011. 256 p.
COTEC. Pautas Metodológicas em Gestión de la Tecnologia y de la Innovación para Empresas. Tomo 2. Módulo II. “Herramientas de Gestión de la Tecnologia” TEMAGUIDE. 1999. 170p.
GURGEL, M.F. Criatividade & inovação: uma proposta de gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006, 193 p. (Dissertação. Mestrado em engenharia de produção).
SIQUEIRA, J. Criatividade Aplicada: habilidades e técnicas essenciais para a criatividade, inovação e solução de problemas (3ª Edição). Siqueira Assessoria Empresarial. 2012. 113p. Disponível em < http://criatividadeaplicada.com/>.
UE (Unión Européia). Guía de buenas prácticas en materia de creatividad empresarial. Madrid: SUDOE.125p. (Publicado en el marco del proyecto Crea-Business-Idea del Programa SUDOE Interreg IV B).
Leitura Complementar:
AMORIM, M.C.S.; FREDERICO, R. Criatividade, inovação e controle nas organizações. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, 2008.
KELLEY, T.; LITTMAN, J. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier. 2007. 280 p.
NIZO, R. Foco e criatividade: fazer mais com menos. São Paulo: Summus. 2009. 120 p.
PREDEBON, J. Criatividade (7ª Edição). São Paulo: Atlas. 2010. 246p.
RICKARDS, T. Creativity and problem solving at work. Gower: Aldershot, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2117

Clique para consultar o oferecimento para RAD2117

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP