Esta disciplina visa estimular o aluno a aplicar os conceitos estudados ao longo do curso de graduação, por meio da análise e debate de situações específicas enfretadas por organizações de diversos setores a partir dos tópicos da administração. O objetivo princial é fazer com que o aluno tenha sua competência estimulada para examinar situações reais na prática empresarial complementando o seu conhecimento acadêmico.
Apresentação do método de estudo de caso para fins de ensino como descrição sistematizada de experiências das empresas; técnicas de análise dos estudos de caso; relacionamento entre teorias de organizações com a prática empresarial; discussão de diversos casos já publicados em importantes periódicos e selecionados para debate em aula.
• Aula 1: Conceitos e importância dos estudos de caso de organizações • Aula 2: Técnicas para análise de estudos de caso de organizações • Aula 3: Análise e Debate de Caso • Aula 4: Análise e Debate de Caso • Aula 5: Análise e Debate de Caso • Aula 6: Análise e Debate de Caso • Aula 7: Análise e Debate de Caso • Aula 8: Análise e Debate de Caso • Aula 9: Análise e Debate de Caso • Aula 10: Análise e Debate de Caso • Aula 11: Análise e Debate de Caso • Aula 12: Análise e Debate de Caso • Aula 13: Análise e Debate de Caso • Aula 14: Análise e Debate de Caso • Aula 15: Avaliação final da disciplina • Aula 16: Reposição • Aula 17: Reposição
Disciplina Composta de casos de empresas nacionais e internacionais, a serem distribuidos pelo professor. Leituras Complementares:• Bonoma, T. V. “Case research in marketing: opportunities, problems and a process,” Journal of Marketing Research, (22:2), May 1985, pp. 199-208;• Bryman, A. Research methods and organization studies, Routledge, London, 2005.• Campomar, M.C. “Do uso do “estudo de caso” em pesquisas para dissertações e teses em Administração,” Revista de Administração da USP, (26:3), 1991, pp. 95 – 97.• Eisenhardt, K. “Building theories from case study research,” Academy of Management Review, (14:4), 1989, pp. 532-550.• Glaser, B. and A. Strauss. The discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research, Aldine de Gruyter, New York, 1967.• Grant, R.M. Contemporary Strategy Analysis: Concepts, Techniques, Applications. Blackwell Publishers, Malden, 2002.• Neves, M. F. “Strategic Marketing Plans and Collaborative Networks,” Marketing Intelligence & Planning, (25:2), 2007, pp. 175-192.• Neves, M.F., Castro, L.T., Consoli, M.A., 2010 – Marketing Methods to Improve Company Strategy – Routledge, 127 p.• Sutton, R.I. and B.M. Staw. “What theory is not?,” Administrative Science Quarterly, (40:3), 1995, pp. 371-384.• Woodside, A.G. and E.J. Wilson. “Case study research methods for theory building,” Journal of Business & Industrial Marketing, (18:6/7), 2003, pp. 493-508.• Yin, R. K. Case study research: design and methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 1989.• Neves, M.F., Conejero, M. A. “An empirical contribution for generation of planning and management methods”. In: 21th Annual World Food and Agribusiness Symposium, 2011, Frankfurt, Germany.