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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2200 - Estudo de Casos no Agronegócio
Agribusiness Cases Studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa estimular o aluno a aplicar os conceitos estudados ao longo do curso de graduação, por meio da análise e debate de situações específicas enfretadas por organizações de diversos setores a partir dos tópicos da administração. O objetivo princial é fazer com que o aluno tenha sua competência estimulada para examinar situações reais na prática empresarial complementando o seu conhecimento acadêmico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2796916 - Marcos Fava Neves
 
Programa Resumido
Apresentação do método de estudo de caso para fins de ensino como descrição sistematizada de experiências das empresas; técnicas de análise dos estudos de caso; relacionamento entre teorias de organizações com a prática empresarial; discussão de diversos casos já publicados em importantes periódicos e selecionados para debate em aula.
 
 
 
Programa
•	Aula 1: Conceitos e importância dos estudos de caso de organizações
•	Aula 2: Técnicas para análise de estudos de caso de organizações
•	Aula 3: Análise e Debate de Caso 
•	Aula 4: Análise e Debate de Caso 
•	Aula 5: Análise e Debate de Caso
•	Aula 6: Análise e Debate de Caso
•	Aula 7: Análise e Debate de Caso
•	Aula 8: Análise e Debate de Caso
•	Aula 9: Análise e Debate de Caso 
•	Aula 10: Análise e Debate de Caso
•	Aula 11: Análise e Debate de Caso
•	Aula 12: Análise e Debate de Caso
•	Aula 13: Análise e Debate de Caso
•	Aula 14: Análise e Debate de Caso
•	Aula 15: Avaliação final da disciplina
•	Aula 16: Reposição
•	Aula 17: Reposição
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas, discussão de casos em sala de aula, painéis, debates, seminários e palestrantes externos.
• O curso, como é consolida diversos conhecimentos obtidos ao longo da graduação, será desenvolvido no modelo da pós-graduação, onde os alunos terão que se preparar para as aulas antecipadamente.
• Para o aproveitamento adequado do curso, é imprescindível a leitura e análise preliminar dos casos indicados antes da aula. Ficará evidente durante a discussão em aula, se o aluno se preparou adequadamente.
Critério
1 - NOTA SUBJETIVA (PESO 4,0)
• Avaliação subjetiva com base na LEITURA PRÉVIA, presença e participação em sala de aula e efetiva leitura e acompanhamento do curso. Também serão avaliados pequenos trabalhos a serem entregues pelos alunos, a apresentação e condução de estudos de caso.
2 – TRABALHO FINAL (PESO 6,0)
• Trabalho final a ser preparado envolvendo a resolução das questões de um estudo de caso proposto na aula.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Disciplina Composta de casos de empresas nacionais e internacionais, a serem distribuidos pelo professor. 
Leituras Complementares:
• Bonoma, T. V. “Case research in marketing: opportunities, problems and a process,” Journal of Marketing Research, (22:2), May 1985, pp. 199-208;
• Bryman, A. Research methods and organization studies, Routledge, London, 2005.
• Campomar, M.C. “Do uso do “estudo de caso” em pesquisas para dissertações e teses em Administração,” Revista de Administração da USP, (26:3), 1991, pp. 95 – 97.
• Eisenhardt, K. “Building theories from case study research,” Academy of Management Review, (14:4), 1989, pp. 532-550.
• Glaser, B. and A. Strauss. The discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research, Aldine de Gruyter, New York, 1967.
• Grant, R.M. Contemporary Strategy Analysis: Concepts, Techniques, Applications. Blackwell Publishers, Malden, 2002.
• Neves, M. F. “Strategic Marketing Plans and Collaborative Networks,” Marketing Intelligence & Planning, (25:2), 2007, pp. 175-192.
• Neves, M.F., Castro, L.T., Consoli, M.A., 2010 – Marketing Methods to Improve Company Strategy – Routledge, 127 p.
• Sutton, R.I. and B.M. Staw. “What theory is not?,” Administrative Science Quarterly, (40:3), 1995, pp. 371-384.
• Woodside, A.G. and E.J. Wilson. “Case study research methods for theory building,” Journal of Business & Industrial Marketing, (18:6/7), 2003, pp. 493-508.
• Yin, R. K. Case study research: design and methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 1989.
• Neves, M.F., Conejero, M. A. “An empirical contribution for generation of planning and management methods”. In: 21th Annual World Food and Agribusiness Symposium, 2011, Frankfurt, Germany.
 

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