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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2209 - Sociologia do Consumo
Sociology of Consumption

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa oferecer aos alunos o conhecimento de algumas abordagens das ciências sociais (especialmente sociologia e antropologia) sobre o consumo e a sociedade de consumo, com destaque para a modernidade e a contemporaneidade, evidenciando as particularidades do olhar dessas ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4783568 - Valquiria Padilha
 
Programa Resumido
Unidade I: A sociedade de consumo
Unidade II: Ideais de consumo e publicidade
Unidade III: Decrescimento econômico
 
 
 
Programa
Unidade I: A sociedade de consumo
1.1 História da cultura do consumo e da sociedade de mercado
1.2. O consumo e a publicidade para o público infantil
1.3 Os desafios da Sustentabilidade ambiental
1.4. Os perigos do ciclo produção-consumo-lixo
1.5. Obsolescência Programada
1.6. Shopping center: a catedral do consumo
Unidade II: Ideais de consumo e publicidade
2.1. Diferenças sócio-culturais entre ter e ser
2.2. Análise psicossocial da publicidade
2.3. O poder das marcas
Unidade III: Decrescimento econômico
1.1. As teses do decrescimento econômico
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, exercícios em sala, filmes, palestras e debates.
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
ADORNO, T. Indústria cultural e sociedade, São Paulo: Paz e Terra, 2006 
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo, Lisboa: Edições 70, 1995.
BARBER, B., Consumido. Como o mercado corrompe as crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos, RJ: Record, 2009.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria, Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BOLAÑO, C. Indústria cultural, informação e capitalismo, SP: Hucitec/Polis, 2000.
CAMPBELL, C.A ética romântica e o espírito do consumismo moderno, RJ:Rocco, 2001.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
DEBORD, G. La société du spectacle, Paris: Editions Gérard Lebovici, 1987.
FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo, São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FONTENELLE, I. A. O nome da marca: Mc Donald’s, fetichismo e cultura descartável, São Paulo, Boitempo, 2002.
FROMM, Erich. Ter ou ser?, Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
GIANNETTI, E. Felicidade. Diálogos sobre o bem-estar na civilização, São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
HAUG, W. F. Crítica da estética da mercadoria, São Paulo: Editora da Unesp, 1997.
HERPIN, N. Sociologie de la consommation, Paris, La Découverte, 2001.
KLEIN, Naomi, No Logo. A tirania das marcas em um planeta vendido, RJ: Record, 2002
KUTTNER, R. Tudo à venda. As virtudes e os limites do mercado, São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LATOUCHE, Serge, Pequeno tratado do decrescimento sereno, São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LEONARD, Annie, A história das coisas. Da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos, RJ: Zahar, 2011.
LIPOVETSKY, G.L’ère du vide. Essais sur l’individualisme contemporain, Paris: Gallimard, 1999.
______. A felicidade paradoxal. Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo, São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PACKARD, Vance, Estratégia do desperdício, SP: Ibrasa, 1965.
PADILHA, V. Shopping center: a catedral das mercadorias, São Paulo: Boitempo, 2006.
PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania, São Paulo: Cortez, 2005.
QUESSADA, D. La société de consommation de soi, Paris: Verticales, 1999.
ROCHA, E., A sociedade do sonho. Comunicação, cultura e consumo, Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
SEVERIANO, M. F. V. Narcisismo e publicidade. Uma análise psicossocial dos ideais de consumo na contemporaneidade, São Paulo: Annablume, 2007.
SLADE, Giles, Made to break, Cambridge: Harvard University Press, 2007.
SLATER, Don, Cultura do consumo & modernidade, São Paulo: Nobel, 2002.
WALDMAN, Mauricio, Lixo: cenários e desafios, SP: Cortez, 2010
VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa, São Paulo: Nova Cultural, 1988.
 

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