Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2214 - Cooperação e Gestão de Redes
Cooperation and Network Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Oferecer conceitos essenciais e domínos cognitivos consistentes para o gestor de organizações que, atualmente, confronta-se  com a intensificação dos processos cooperação e de formação de redes inter-organizacionais no país e no mundo. Busca tratar da configuração dos modelos de consórcios diversos entre empresas, entre setor público e privado e entre nações, no intuito de identificar pressupostos teóricos e praxes mais harmônicas, simétricas e justas nas bases de relações entre os membros das comunidades organizacionais contemporâneas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
773006 - João Luiz Passador
 
Programa Resumido
A disciplina contém tópicos que abordam as práticas contemporâneas de gestão aplicadas a ambiente globalizado de cooperação, desde o entendimento do cenário de bases renovadas de tecnolgia de produção e comercialização de bens e serviços, até os modelos de relações consorciadas para consecução destes objetivos organizacionais.
 
 
 
Programa
1. Geoestratégia Global
2. A globalização e as bases institucuinais da cooperação
2.1. A globalização e a associação inter-organizacional
2.2. Caracterização das alianças estratégicas
2.3. Os níveis de integração das alianças e seus graus de complexidade
2.4. Confiança e Economia Institucional nas alianças estratégicas
2.5. Os tipos de alianças existentes
3. A conceituação de redes
3.1. Motivos que levam as organizações ao associativismo
3.2. Alianças horizontais: A Teoria dos Jogos como subsídio teórico na coordenação das ações de cooperação entre organizações
3.3. Alianças transversais e a trama interinstitucional
3.4. As peculiaridades das redes: realidades organizacionais e institucionais distintas
4. O capital social e sinergia nos aglomerados organizacionais
4.1. Transmissão do conhecimento em relações inter-organizacionais
4.2. Governança corporativa
4.3. Reflexões sobre a formação histórico-cultural da realidade brasileira e associativismo
5. Casos específicos de alianças/redes no Brasil e no mundo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; seminários; debates; visitas monitoradas
Critério
Avaliação parcial individual escrita 50%; Trabalho final 50%
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
ALVAREZ, Roberto dos Reis; SILVA FILHO, Sérgio José Mecena da; PROENÇA, Adriano. Redes Simétricas e seu Processo de Definição de Estratégia Coletiva e Modelo de Governança: Propostas no Âmbito das Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos. Salvador: Anais do XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, Nov. 2002.
AMATO NETO, João (Org). Redes Entre Organizações. São Paulo: Atlas, 2005.
BEGNIS, Heron Sergio Moreira; PEDROZO, Eugênio Ávila; ESTIVALETE, Vânia de Fátima Barros. Cooperação Enquanto Estratégia Segundo Diferentes Perspectivas Teóricas. Brasília: Anais do XXIX EnANPAD (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração), Set. 2005.
BENGTSSON, Maria; KOCK, Sören. “Coopetition” in Business Network – to Cooperate and Compete Simultaneously. Industrial Marketing Management, v. 29, no 5, p. 411-426, Set. 2000.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 8ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
EVANS, Phillip; WOLF, Bob. Collaboration Rules. Boston: Harvard Business Review, v. 83, n° 7, p. 96-104, Jul. / Ago. 2005.
LOPES, Fernando Dias; BALDI, Mariana. Laços Sociais e Formação de Arranjos Organizacionais Cooperativos – Proposição de um Modelo de Análise. Curitiba: RAC (Revista de Administração Contemporânea), v. 9, nº 2, Abr. / Mai. / Jun. 2005.
PASSADOR, Claudia Souza; PASSADOR, João Luiz (orgs.). Gestão pública e desenvolvimento no século XXI: Casos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). São Paulo: AnnaBlume/Fapesp, 2007.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. O Futuro da Competição. Como Desenvolver Diferenciais Inovadores em Parceria com os Clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
REDESIST (REDE DE PESQUISA EM SISTEMAS PRODUTIVOS E INOVATIVOS LOCAIS). Mobilizando Conhecimentos para Desenvolver Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais de Micro e Pequenas Empresas no Brasil. 8ª Rev. Dez. 2005.
SINGER, Paul Israel. Uma utopia militante: Repensando o socialismo. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
SINGER, Paul Israel; SOUZA, André Ricardo de (Orgs). A Economia Solidária no Brasil: A autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000.
TEIXEIRA, Francisco (Org.). Gestão de Redes Cooperação Interempresariais. Em busca de novos espaços para o aprendizado e a inovação. Salvador: Casa da Qualidade, 2005.
VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; VIEIRA, Eurípedes Falcão. Geoestratégia Global: Economia, Poder e Gestão de Territórios. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
ZYLBERSZTAJN, Decio; SZTAJN, Rachel. Análise Econômica do Direito e das Organizações. In: ZYLBERSZTAJN, Decio; SZTAJN, Rachel (Orgs). Direito & Economia. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2214

Clique para consultar o oferecimento para RAD2214

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP