a) Introduzir a abordagem de gerenciamento de processos de negócio. b) Compreender o significado dos princípios do mapeamento de processos ponta a ponta. c) Ensinar melhores práticas de modelagem de processos.
A disciplina apresenta inicialmente os conceitos básicos da visão de processos e da visão funcional. Apresenta ainda os conceitos relacionados a diagnóstico de processos considerando a dimensão atividade, comunicação, estratégia e tecnologia. Por fim, apresenta as melhores práticas de modelagem de processos.
Introdução ao gerenciamento de processos de negócio Caraterização de processos Diagnóstico de processos Modelagem de Processos da situação atual e futura.
Básica ALBUQUERQUE, A., ROCHA.., P. Sincronismo Organizacional- como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. DE SORDI, J. O. Gestão Por processos: uma abordagem da moderna administração. Saraiva, 2008. PAIM, R. et al. Gestão por processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre, Bookman, 2009 VALLE, R. OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processos de negócio. Foco na notação BPMN. Ed. Atlas, 2009 M.H. ; ROZENFELD, H. . Proposição de um método de Diagnóstico do Processo de Desenvolvimento de Produtos (D-PDP): uma adaptação da Teoria das Restrições. In: XXX Enegep, 2010, São Carlos. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010 Complementar HARMON, P. Business process change: a guide for business managers and BPM and six sigma professionals. 2nd ed. Amsterdam: Elsevier/Morgan Kaufman, 2007. JESTON, J. NELIS, J. Business Process Management. Practical Guidelines to Successful implementations. Burlington, MA. USA. Editora Elsevier, 2006.