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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2219 - Economia e Gestão Pública na América Latina
Economics and Public Management in Latin America

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
O curso de Economia e Gestão Pública na América Latina objetiva propiciar ao aluno uma inserção nas discussões recentes sobre problemas de economia e gestão pública na América Latina. Utiliza o referencial teórico de discussão de desenvolvimento de negócios e de gestão pública para discutir temas de interesse contemporâneo como o papel do Estado, a organização do setor empresarial, a inserção na economia mundial, aspectos relacionados à corrupção e ao desenvolvimento da governança, além de discussões como mudanças climáticas e novas possibilidade de relacionamento do setor público e privado.
 
 
 
Programa Resumido
1. Aspectos relacionados ao desenvolvimento histórico recente
2. Aspectos relacionados ao desenvolvimento de negócios
3. Aspectos relacionados ao papel do Estado
4. Novas formas de articulação do setor público e privado
5. Problemas recentes: questão climática, inserção global, etc.
 
 
 
Programa
1.	História econômica recente da América Latina
2.	O papel do Estado no Brasil e na América Latina nos anos recentes;
3.	Cultura e negócios na América Latina
4.	Governança e Corrupção na América Latina
5.	As políticas públicas adotadas e seus resultados
6.	O investimento público e privado na América Latina
7.	Produtividade e Desenvolvimento
8.	Políticas de Desenvolvimento Produtivo
9.	Infraestrutura e Crescimento
10.	Recursos Naturais e Desenvolvimento
11.	Instabilidade e Crises Macroeconômicas
12.	O sistema financeiro e seu papel 
13.	Mudanças climáticas e seus impactos
14.	Novas formas de articulação dos setores público e privado
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será desenvolvido principalmente através de exposição de conceitos e exemplos em aula, com base na bibliografia indicada e, tanto quanto possível, dentro do cronograma proposto. Será indispensável e exigida a participação dos alunos na execução atividades didáticas propostas em aula.
Para o bom aproveitamento do curso solicita-se:
a) leitura antecipada dos textos indicados para cada aula .
b) podem ser solicitadas soluções de exercícios e/ou respostas a perguntas por escrito ou verbalmente, sobre a matéria do dia.
c) solução de exercícios e/ou casos a serem entregues em datas pré-fixadas pelo professor. Não serão recebidos fora das datas marcadas.
d) apresentação, por escrito e verbal de trabalhos de grupo, preparados conforme orientação do professor nas datas estabelecidas no cronograma de atividade didática.
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Básica:
01. SPILLAN, J.E.; VIRZI, N.; GARITA, M. Doing Business in Latin America: challenges and opportunities, Routledge, 2014.
02. BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento – textos selecionados sobre o tema;
03. Banco Mundial, Textos selecionados sobre o tema.
Complementar:
Podem ocorrer inclusões de textos complementares publicados em revistas acadêmicas que abordem a temática do curso.
 

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