Esta disciplina visa estimular o aluno a aplicar os conceitos de marketing estudados ao longo do curso de graduação, por meio da análise e debate de situações específicas de marketing enfretadas por organizações de diversos setores a partir dos tópicos da administração. O objetivo principal é fazer com que o aluno tenha sua capacidade de decisão em tópicos de marketing aumentada por meio do exame de situações reais oriundas das práticas empresariaias relatadas em Estudos de Caso.
Apresentação do método de estudo de caso para fins de ensino como descrição sistematizada de experiências das empresas; técnicas de análise dos estudos de caso; relacionamento entre teorias de organizações com a prática empresarial; discussão de diversos casos já publicados em importantes periódicos e selecionados para debate em aula.
• Aula 1: Apresentação do Curso e Técnicas para análise de estudos de caso de organizações• Aula 2: Análise e Debate de Caso 01 • Aula 3: Análise e Debate de Caso 02• Aula 4: Análise e Debate de Caso 03• Aula 5: Análise e Debate de Caso 04• Aula 6: Análise e Debate de Caso 05• Aula 7: Análise e Debate de Caso 06 • Aula 8: Análise e Debate de Caso 07• Aula 9: Análise e Debate de Caso 08• Aula 10: Análise e Debate de Caso 09• Aula 11: Análise e Debate de Caso 10• Aula 12: Análise e Debate de Caso 11• Aula 13: Análise e Debate de Caso 12• Aula 14: Análise e Debate de Caso 13• Aula 15: Avaliação final da disciplina• Aula 16: Reposição• Aula 17: Reposição
Leituras Básicas:• Estudos de caso a serem distribuídos ao longo do curso• JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard. Explorando a Estratégia Corporativa; Textos e Casos. 7ª Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2007.• MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce e LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman 2000.• GRANT, Robert M. Contemporary Strategy Analysis 5th Edition. Blackwell Publishers. 2005.• WRIGHT, Peter., KROLL, Mark.J. e PARNELL, John. Administração Estratégica: Conceitos Editora Atlas 2000.Leituras Complementares:• Barnes, L.B., C.R. Christensen, and A.J. Hansen, eds., Teaching and the Case Method, 3d ed. Boston: Harvard Business School Press, 1994• Bell, D F. Defining the Business: The Starting Point of Strategic Planning. Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1980. 257p.• Bonoma, T. V. “Case research in marketing: opportunities, problems and a process,” Journal of Marketing Research, (22:2), May 1985, pp. 199-208;• Bryman, A. Research methods and organization studies, Routledge, London, 2005.• Campomar, M.C. “Do uso do “estudo de caso” em pesquisas para dissertações e teses em Administração,” Revista de Administração da USP, (26:3), 1991, pp. 95 – 97.• David, F. Concepts of strategic management. New York, Maxwell Macmillan. 1991.• Day, G.S., A Empresa Orientada para o Mercado – Bookman, 265 p. 2001.• Eisenhardt, K. “Building theories from case study research,” Academy of Management Review, (14:4), 1989, pp. 532-550.• Figueiredo, D. A.. et al. O estudo de caso como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina enfermagem em clínica I: opinião dos discentes. X Encontro de iniciação à docência. UFPB – PRG. Disponível em . Acesso: out. 2009.• Hax, A. C; Majluf, N. S. The strategy concept and process: a pragramatic approach. Englewood Cliffs, Prentice Hall. 1991.• Henderson, B. D. The origin of strategy. Em: MONTGMERY, Cynthia A.; PORTER, M. E. Strategy: seeking and securing competitive advantage. Boston, Harvard Business School Press. 1991.• Kim, W Chan e Mauborgne, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.• Levitt, Theodore. Marketing Myopia. Harvard Business Review, 38(4):45-56, July-Aug. 1960.• Roesch, S M A. Como escrever casos para ensino de administração – SP: Atlas, 2007.• Yin, R. K. Case study research: design and methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 1989.