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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2225 - Estudo de Casos em Administração de Marketing
Case Studies in Marketing Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2012 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa estimular o aluno a aplicar os conceitos de marketing estudados ao longo do curso de graduação, por meio da análise e debate de situações específicas de marketing enfretadas por organizações de diversos setores a partir dos tópicos da administração. 
O objetivo principal é fazer com que o aluno tenha sua capacidade de decisão em tópicos de marketing aumentada por meio do exame de situações reais oriundas das práticas empresariaias relatadas em Estudos de Caso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2796916 - Marcos Fava Neves
1497316 - Paulo Sergio Miranda Mendonça
 
Programa Resumido
Apresentação do método de estudo de caso para fins de ensino como descrição sistematizada de experiências das empresas; técnicas de análise dos estudos de caso; relacionamento entre teorias de organizações com a prática empresarial; discussão de diversos casos já publicados em importantes periódicos e selecionados para debate em aula.
 
 
 
Programa
•	Aula 1: Apresentação do Curso e Técnicas para análise de estudos de caso de organizações
• Aula 2: Análise e Debate de Caso 01
• Aula 3: Análise e Debate de Caso 02
• Aula 4: Análise e Debate de Caso 03
• Aula 5: Análise e Debate de Caso 04
• Aula 6: Análise e Debate de Caso 05
• Aula 7: Análise e Debate de Caso 06
• Aula 8: Análise e Debate de Caso 07
• Aula 9: Análise e Debate de Caso 08
• Aula 10: Análise e Debate de Caso 09
• Aula 11: Análise e Debate de Caso 10
• Aula 12: Análise e Debate de Caso 11
• Aula 13: Análise e Debate de Caso 12
• Aula 14: Análise e Debate de Caso 13
• Aula 15: Avaliação final da disciplina
• Aula 16: Reposição
• Aula 17: Reposição
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Discussão de casos em sala de aula.
• O método do curso visa a consolidação de diversos conhecimentos obtidos ao longo da graduação, será desenvolvido no modelo de discussão de casos, onde os alunos terão que se preparar para as aulas antecipadamente.
• Para o aproveitamento adequado do curso, é imprescindível a leitura e análise preliminar dos casos e preparação indicados antes da aula. Ficará evidente durante a discussão em aula, se o aluno se preparou adequadamente.
Critério
1 - NOTA PREPARAÇÃO E PARTICIPAÇAO (PESO 5,0)
• Avaliação com base na LEITURA PRÉVIA, preparação, presença e participação em sala de aula e efetiva leitura e acompanhamento do curso.
• A cada caso o aluno deverá entregar a sua ficha de preparação para o encontro.
• A cada encontro serão avaliadas a apresentação e condução de estudos de caso de cada aluno.
2 – TRABALHO FINAL (PESO 5,0)
• Trabalho final a ser preparado envolvendo a resolução das questões de um estudo de caso proposto na aula.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Leituras Básicas:
• Estudos de caso a serem distribuídos ao longo do curso
• Kotler, P. Keller, K., - Administração de Marketing. 12. Edição. São Paulo, Prentice Hall, 2007.

Leituras Complementares:
• Ferrell, O.C.; Hartline, M.D.; Lucas, G.H. & Luck, D., 2000 – Estratégia de Marketing – Editora Atlas, 306 p.
• Bonoma, T. V. “Case research in marketing: opportunities, problems and a process,” Journal of Marketing Research, (22:2), May 1985, pp. 199-208;
• Bryman, A. Research methods and organization studies, Routledge, London, 2005.
• Campomar, M.C. “Do uso do “estudo de caso” em pesquisas para dissertações e teses em Administração,” Revista de Administração da USP, (26:3), 1991, pp. 95 – 97.
• Cobra, M. H. N. Marketing Básico: uma perspectiva brasileira. São Paulo, Atlas, 1.985.
• Czinkota, M. et al. 2001 – Marketing: As Melhores Práticas – Booman, 559 p.
• Day, G.S., 1999 – A Empresa Orientada para o Mercado – Bookman, 265 p.
• Eisenhardt, K. “Building theories from case study research,” Academy of Management Review, (14:4), 1989, pp. 532-550.
• Iacobucci, D. (org), 2001 – Os Desafios do Marketing – Futura, 461 p.
• McCarthy, E.J. & Perreault, W.D., 1997 – Marketing Essencial – Editora Atlas, 397 p.
• Neves, M.F. & Scare, R.F. – Marketing & Exportação – Editora Atlas, 2001, 287 p.
• Penteado, J.R.W. – Marketing Best: Os Melhores Casos Brasileiros em Marketing – Editora Makron Books, 430 p.
• Semenik, R.J. & Bamossy, G.J., 1996 – Princípios de Marketing: Uma Perspectiva Global – Makron Books, 867 p.
• Yin, R. K. Case study research: design and methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 1989.
• ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Como escrever casos para ensino de administração – SP: Atlas, 2007.
• FIGUEIREDO, D. A.. et al. O estudo de caso como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina enfermagem em clínica I: opinião dos discentes. X Encontro de iniciação à docência. UFPB – PRG. Disponível em. Acesso: out. 2009.
 

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