Expor o aluno aos principais conceitos e técnicas utilizados na gestão de marketing de lugares.
Conceitos relacionados a imagem e identidade de lugares, planejamento estratégico para lugares, planejamento de canais de distribuição e comunicação de marketing para lugares.
1- Identidade, imagem e marca de lugares.2- Públicos envolvidos e processo de decisão de compra relacionado a lugares.3- Planejamento estratégico de lugares.4- Vantagem competitiva para lugares.5- Construção e divulgação da imagem de lugares.6- Atração de turistas, negócios e pessoas.7- Planejamento da marca e criação de slogans.8- Valor da marca de lugares.
Bibliografia principal: KOTLER, P, GERTNER, D., REIN, I., HAIDER, D. Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.Bibliografia complementar: 1. ANHOLT, S. Competitive Identity: The New Brand Management for Nations, Cities and Regions. New York: Palgrave Macmillan, 2007.2. DINNIE, Keith. Nation Branding: Concepts, Issues, Practice. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2008.3. FETSCHERIN, MARC. The determinants and measurement of a country brand: the country brand strength index. International Marketing Review, v. 27, Iss: 4, p.466 – 479, 2010.4. FLOREK, M. Students’ Corner The country brand as a new challenge for Poland. Place Branding and Public Diplomacy, v.1, n. 2, p. 205-214, 2005.5. FLOREK, Magdalena; CONEJO, Francisco. Export flagships in branding small developing countries: The cases of Costa Rica and Moldova. Place Branding and Public Diplomacy, v. 3, n. 1, p. 53-72, 2007.6. JAFFE, Eugene D.; NEBENZAHL, Israel D. National Image & Competitive Advantage: The theory and practice of Country-of-origin effect. 1. Ed. Copenhagen: Copenhagen Bussiness School Press, 2001.7. KOTLER, P.; GERTNER, D. Country as brand, product, and beyond: A place marketing and brand management perspective. Journal of Brand Management, v. 9, n. 4-5, p. 249-261, 2002.8. MORGAN, N.; PRITCHARD, A.; PRIDE, R. Destination Branding: Creating the unique destination proposition. Oxford: Elsevier, 2010.9. NADEAU, J; HESLOP, L.; O´REILLY, N.; LUK, P. Destination in a country image context. Annals of Tourism Research. Vol. 35, n.1, p. 84-106. 2008.10. PANT, D. R. A place brand strategy for the Republic of Armenia: “Quality of context” and “sustainability” as competitive advantage. Place Branding and Public Diplomacy, v. 1, n.3, p. 273-282, 2005.11. PIKE, S. Destination Marketing: An integrated marketing communication approach. Oxford: Elsevier, 2008.12. ROTH, Katharina P.; DIAMANTOPOULOS, Adamantios. Advancing the country image construct. Journal of Business Research, New York, v. 62, n. 7, p. 726-740, 2009.