Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2226 - Gestão de Marketing de Lugares
Marketing Management of Places

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Expor o aluno aos principais conceitos e técnicas utilizados na gestão de marketing de lugares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
 
Programa Resumido
Conceitos relacionados a imagem e identidade de lugares, planejamento estratégico para lugares, planejamento de canais de distribuição e comunicação de marketing para lugares.
 
 
 
Programa
1- Identidade, imagem e marca de lugares.
2- Públicos envolvidos e processo de decisão de compra relacionado a lugares.
3- Planejamento estratégico de lugares.
4- Vantagem competitiva para lugares.
5- Construção e divulgação da imagem de lugares.
6- Atração de turistas, negócios e pessoas.
7- Planejamento da marca e criação de slogans.
8- Valor da marca de lugares.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Trabalhos em grupo
Seminários
Palestras
Exercícios em sala de aula
Critério
Fichas de leitura e exercícios individuais: 3,0
Seminários em grupo: 2,0
Trabalho final em grupo: 5,0
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal: 
KOTLER, P, GERTNER, D., REIN, I., HAIDER, D. Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
Bibliografia complementar:
1. ANHOLT, S. Competitive Identity: The New Brand Management for Nations, Cities and Regions. New York: Palgrave Macmillan, 2007.
2. DINNIE, Keith. Nation Branding: Concepts, Issues, Practice. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2008.
3. FETSCHERIN, MARC. The determinants and measurement of a country brand: the country brand strength index. International Marketing Review, v. 27, Iss: 4, p.466 – 479, 2010.
4. FLOREK, M. Students’ Corner The country brand as a new challenge for Poland. Place Branding and Public Diplomacy, v.1, n. 2, p. 205-214, 2005.
5. FLOREK, Magdalena; CONEJO, Francisco. Export flagships in branding small developing countries: The cases of Costa Rica and Moldova. Place Branding and Public Diplomacy, v. 3, n. 1, p. 53-72, 2007.
6. JAFFE, Eugene D.; NEBENZAHL, Israel D. National Image & Competitive Advantage: The theory and practice of Country-of-origin effect. 1. Ed. Copenhagen: Copenhagen Bussiness School Press, 2001.
7. KOTLER, P.; GERTNER, D. Country as brand, product, and beyond: A place marketing and brand management perspective. Journal of Brand Management, v. 9, n. 4-5, p. 249-261, 2002.
8. MORGAN, N.; PRITCHARD, A.; PRIDE, R. Destination Branding: Creating the unique destination proposition. Oxford: Elsevier, 2010.
9. NADEAU, J; HESLOP, L.; O´REILLY, N.; LUK, P. Destination in a country image context. Annals of Tourism Research. Vol. 35, n.1, p. 84-106. 2008.
10. PANT, D. R. A place brand strategy for the Republic of Armenia: “Quality of context” and “sustainability” as competitive advantage. Place Branding and Public Diplomacy, v. 1, n.3, p. 273-282, 2005.
11. PIKE, S. Destination Marketing: An integrated marketing communication approach. Oxford: Elsevier, 2008.
12. ROTH, Katharina P.; DIAMANTOPOULOS, Adamantios. Advancing the country image construct. Journal of Business Research, New York, v. 62, n. 7, p. 726-740, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2226

Clique para consultar o oferecimento para RAD2226

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP