Esta disciplina visa estimular o aluno a aplicar os conceitos estudados ao longo do curso de graduação, por meio da análise e debate de situações específicas enfretadas por organizações de diversos setores a partir dos tópicos da administração. O objetivo princial é fazer com que o aluno tenha sua competência estimulada para examinar situações reais na prática empresarial complementando o seu conhecimento acadêmico.
Apresentação do método de estudo de caso para fins de ensino como descrição sistematizada de experiências das empresas; técnicas de análise dos estudos de caso; relacionamento entre teorias de organizações e inovação com a prática empresarial; discussão de diversos casos já publicados em importantes periódicos e selecionados para debate em aula.
• Conceitos e importância dos estudos de caso de organizações e inovação. • Técnicas para análise de estudos de caso de organizações e inovação. • Apresentação de estudos de Casos de Empresas e ICT’s (Instituições de Ciência e Tecnologia) com a participação dos seus respectivos Executivos Principais discutindo temas relacionados à Inovação Organizacional e Tecnológica, abordando o lançamento de novos produtos, estratégia tecnológica, inovações em logística, empreendedorismo, inovações em logística, etc. • Discussões de Experiências Empresariais com executivos de empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT sobre temas como: . Inovação e Desenvolvimento de novas tecnologias e produtos . Inovação e Empreendedorismo . Novos Modelos de Negócios . Transferência de tecnologia e Cooperação Empresa-Universidade . Parcerias Estratégicas, fusões e aquisições A critério do professor poderão ser realizadas visitas técnicas em empresas e/ou organizações (públicas e/ou privadas) de modo a complementar o processo de aprendizagem em ambientes reais de produção de bens ou serviços, formulação, gestão e execução de políticas públicas, pesquisa e inovação, assim como para promover a geração de reflexões críticas relacionadas aos objetivos da disciplina.
Brewer, J. and Gibson, S.W. Institutional Case Studies on Necessity Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing, 2016. • BRASIL. Brasil inovador: o desafio empreendedor: 40 histórias de sucesso de empresas que investem em inovação. Brasília: Instituto Euvaldo Lodi (IEL). 2006. 81p. • COTEC. La innovación em sentido amplio: un modelo empresarial - análisis conceptual y empírico. Madrid: COTEC. 69p. [Colección Innovación Práctica] • COTEC Portugal. Guia de boas práticas de gestão de inovação. Lisboa: COTEC Portugal, 2010. 273p. • EU (European Commission, Enterprise and Industry). Imp3rove: a European Project with Impact - 50 success stories on innovation management. Luxembourg: Publications Office of the European Union. 2010. 164p. • SEBRAE. 99 soluções inovadoras. São Paulo: SEBRAE. 2009. 240 p. • SENNES, R; BRITTO FILHO, A. Inovações Tecnológicas no Brasil: Desempenho, Políticas e Potencial. São Paulo: UNESP, 2011. 372 p. • Diversos artigos e estudos de caso a serem distribuídos ao longo do curso Leituras Complementares: • Campomar, M.C. “Do uso do “estudo de caso” em pesquisas para dissertações e teses em Administração,” Revista de Administração da USP, (26:3), 1991, pp. 95 – 97. • Eisenhardt, K. “Building theories from case study research,” Academy of Management Review, (14:4), 1989, pp. 532-550. • Glaser, B. and A. Strauss. The discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research, Aldine de Gruyter, New York, 1967. • Sutton, R.I. and B.M. Staw. “What theory is not?,” Administrative Science Quarterly, (40:3), 1995, pp. 371-384. • Woodside, A.G. and E.J. Wilson. “Case study research methods for theory building,” Journal of Business & Industrial Marketing, (18:6/7), 2003, pp. 493-508. • Yin, R. K. Case study research: design and methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 1989.