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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2227 - Estudo de Casos em Organizações e Inovação
Cases Study in Organizations and Innovation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Esta disciplina visa estimular o aluno a aplicar os conceitos estudados ao longo do curso de graduação, por meio da análise e debate de situações específicas enfretadas por organizações de diversos setores a partir dos tópicos da administração. O objetivo princial é fazer com que o aluno tenha sua competência estimulada para examinar situações reais na prática empresarial complementando o seu conhecimento acadêmico.
 
 
 
Programa Resumido
Apresentação do método de estudo de caso para fins de ensino como descrição sistematizada de experiências das empresas; técnicas de análise dos estudos de caso; relacionamento entre teorias de organizações e inovação com a prática empresarial; discussão de diversos casos já publicados em importantes periódicos e selecionados para debate em aula.
 
 
 
Programa
•	Conceitos e importância dos estudos de caso de organizações e inovação.
•	Técnicas para análise de estudos de caso de organizações e inovação.
•	Apresentação de estudos de Casos de Empresas e ICT’s (Instituições de Ciência e Tecnologia) com a participação dos seus respectivos Executivos Principais discutindo temas relacionados à Inovação Organizacional e Tecnológica, abordando o lançamento de novos produtos, estratégia tecnológica, inovações em logística, empreendedorismo, inovações em logística, etc.
•	Discussões de Experiências Empresariais com executivos de empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT sobre temas como:
. Inovação e Desenvolvimento de novas tecnologias e produtos
. Inovação e Empreendedorismo
. Novos Modelos de Negócios
. Transferência de tecnologia e Cooperação Empresa-Universidade
. Parcerias Estratégicas, fusões e aquisições
A critério do professor poderão ser realizadas visitas técnicas em empresas e/ou organizações (públicas e/ou privadas) de modo a complementar o processo de aprendizagem em ambientes reais de produção de bens ou serviços, formulação, gestão e execução de políticas públicas, pesquisa e inovação, assim como para promover a geração de reflexões críticas relacionadas aos objetivos da disciplina.

 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas, discussão de casos em sala de aula, painéis, debates, seminários e palestrantes externos.
• O curso, como é consolida diversos conhecimentos obtidos ao longo da graduação, será desenvolvido no modelo da pós-graduação, onde os alunos terão que se preparar para as aulas antecipadamente.
• Para o aproveitamento adequado do curso, é imprescindível a leitura e análise preliminar dos casos indicados antes da aula. Ficará evidente durante a discussão em aula, se o aluno se preparou adequadamente.
Critério
1 - NOTA DE PARTICIPAÇÃO
• Avaliação com base na leitura prévia, presença e participação em sala de aula e efetiva leitura e acompanhamento do curso. Também serão avaliados pequenos trabalhos a serem entregues pelos alunos, a apresentação e condução de estudos de caso.
2 – TRABALHO FINAL
• Trabalho final a ser preparado envolvendo os casos das empresas que foram apresentados em sala de aula.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
	Brewer, J. and Gibson, S.W. Institutional Case Studies on Necessity Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing, 2016.
•	BRASIL. Brasil inovador: o desafio empreendedor: 40 histórias de sucesso de empresas que investem em inovação. Brasília: Instituto Euvaldo Lodi (IEL). 2006. 81p.
•	COTEC. La innovación em sentido amplio: un modelo empresarial - análisis conceptual y empírico. Madrid: COTEC. 69p. [Colección Innovación Práctica]
•	COTEC Portugal. Guia de boas práticas de gestão de inovação. Lisboa: COTEC Portugal, 2010. 273p.
•	EU (European Commission, Enterprise and Industry). Imp3rove: a European Project with Impact - 50 success stories on innovation management. Luxembourg: Publications Office of the European Union. 2010. 164p.
•	SEBRAE. 99 soluções inovadoras. São Paulo: SEBRAE. 2009. 240 p.
•	SENNES, R; BRITTO FILHO, A. Inovações Tecnológicas no Brasil: Desempenho, Políticas e Potencial. São Paulo: UNESP, 2011. 372 p.
•	Diversos artigos e estudos de caso a serem distribuídos ao longo do curso

Leituras Complementares:
•	Campomar, M.C. “Do uso do “estudo de caso” em pesquisas para dissertações e teses em Administração,” Revista de Administração da USP, (26:3), 1991, pp. 95 – 97.
•	Eisenhardt, K. “Building theories from case study research,” Academy of Management Review, (14:4), 1989, pp. 532-550.
•	Glaser, B. and A. Strauss. The discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research, Aldine de Gruyter, New York, 1967.
•	Sutton, R.I. and B.M. Staw. “What theory is not?,” Administrative Science Quarterly, (40:3), 1995, pp. 371-384.
•	Woodside, A.G. and E.J. Wilson. “Case study research methods for theory building,” Journal of Business & Industrial Marketing, (18:6/7), 2003, pp. 493-508.
•	Yin, R. K. Case study research: design and methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 1989.
 

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