A disciplina visa ampliar os conhecimentos sobre estratégias para a internacionalização de empresas brasileiras, com especial atenção às alianças entre empresas e aos rearranjos organizacionais para P&D. O foco será o estudo de diversos casos de empresas brasileiras que buscaram a internacionalização de suas atividades. Haverá um especial enfoque para os BRICs. O programa engloba 3 módulos: Aprendizagem e competências, competitividade e globalização, alianças estratégicas para DNP e estratégias para a internacionalização.
Ampliar os conhecimentos sobre estratégias para a internacionalização e rearranjos organizacionais para P&D.
Organizações como Sistemas de aprendizagem- Complementaridade de competencias- Competitividade e globalização- Internacionalização e inovaçãoAlianças Estratégicas e Internacionalização Arranjos para a Inovação: alianças para DNPInternacionalização da P&D- Alianças para a Sustentabilidade
RODRIGUES, S.B. Competitividade, Alianças Estratégicas e Gerência. São Paulo: Atlas, 1999.AMATUCCI, M. Internacionalização de Empresas: teoria, problemas e casos. São Paulo, Atlas, 2008.LEONARD-BARTON, D. Nascentes do Saber. Editora FGV, 1998.LEONARD-BARTON, D. Wellsprings of Knowledge. Harvard Business School, 1998.AMARAL, G.L. et al. Alianças Estratégicas com Empresas. Le Magister, 2011.CECHELLA, C. Globalização e a Internacionalização das Empresas. Principia Editora, 2011.FERREIRA, M.P.; SERRA, F.R.; REIS, N.R. Negócios Internacionais e Internacionalização das Economias Emergentes. Lidel, 2011. FLEURY, A. Internacionalização e os Países Emergentes. São Paulo: Atlas, 2007.LIBONI, L.B.; GALINA, S.V.R. Alianças Estratégicas e Internacionalização. São Paulo: Saraiva (em desenvolvimento).