Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2300 - Gestão pelo Diálogo
Dialogue based Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
- Praticar diálogos generativos – gerar relacionamentos colaborativos; abrir oportunidades, amadurecer ideias inovadoras e torna-las viáveis e funcionais e saber apoiar o desenvolvimento de novas ideias de colegas de trabalho.
- Praticar diálogos de integração organizacional – solucionar conflitos; ser um líder que sabe criar um ambiente de confiança na organização e desenvolver um ambiente organizacional em que as pessoas se sintam corresponsáveis pelo todo
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2019800 - Rogerio Ceravolo Calia
 
Programa Resumido
- Diálogos generativos. Os quatro tipos de atenção da Teoria U.  Diálogos para a gestão de conflito. Diagramas de Eliyahu Goldratt. Abordagem de David Bohm. Diálogos para gerar coesão social. Diálogos para gerar uma visão diagnóstica do ambiente. Diálogos para os processos de inovação.
 
 
 
Programa
- Os diálogos generativos e os quatro tipos de atenção pela Teoria U do Professor Otto Scharmer do MIT.
- Diálogos para a gestão de conflito pelas abordagens da Teoria das Restrições de Eliyahu Goldratt e pelas contribuições de David Bohm.
- As quatro abordagens de diálogo na “gestão pelo diálogo” implantada na grande empresa europeia DM-Drogerie Markt:
a)	Diálogos para criar um ambiente colaborativo com coesão social 
b)	Diálogos para que todos tenham uma visão o mais realista e completa possível dos fatos atuais
c)	Diálogos para que os indivíduos transformem novas ideias em iniciativas inovadoras
d)	E diálogos para fazer com que todas as inovações organizacionais sejam sincronizadas num todo coerente
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, projetos e participação.
Critério
A critério do professor ministrante
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
• BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência. Palas Athena, 2005.
• SCHARMER, O. C. Teoria U - Como Liderar pela Percepção e Realização do Futuro Emergente.
• GOLDRATT, E.; GOLDRATT-ASHLAG, E., A Escolha. São Paulo: Nobel, 2014
• KAEUFER, K., SCHARMER, O. C.; VERSTEEGEN, U. Breathing life into a dying system. Reflections. The SoL Journal. 2003;5:1-10.
• WERNER, Götz W. Liderança para pessoas autenticas, 2006
• DIETZ, Karl-Martin. Acting Independently for the Good of the Whole. From Dialogical Leadership to a Dialogical Corporate Culture, MENON, 2013.

 

Clique para consultar os requisitos para RAD2300

Clique para consultar o oferecimento para RAD2300

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP