Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2311 - Estratégia e Design Thinking
Strategic and Design Thinking

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
O objetivo do curso é a capacitação inicial na abordagem e técnicas de Design Thinking aplicado ao Projeto de Negócios, Experiências e Produtos/Serviços.   
Busca-se desenvolver um pensamento sinérgico entre a criação/intuição e o analítico/racional, propiciando o pensamento em Design, e a aplicação em um Projeto Prático.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94580 - Sérgio Takahashi
 
Programa Resumido
1.	 Inovação e Design Thinking
2.	 Metodologia e Técnicas
3.	 Aplicação em Negócios e Administração
4.       Desenvolvimento do Projeto Prático de Design aplicado à Negócios
 
 
 
Programa
1.	Inovação e Design Thinking
Dialética do Processo de Inovação
Inovação Conceitual e Principios
Ambiente de Restrições e Soluções Criativas
Elementos do Design Thinking
2.	Metodologia e Técnicas
Principios e Técnicas de Desenvolvimento da Empatia
Fases: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução.
Técnicas Relacionadas: Observação Participativa, Contar Estórias,  Brainstormings avançados, Gestão de Conversas, Prototipação e Experimentação.
3.	Aplicações
Design de Modelos de Negócios
Design Organizacional
Design de Experiências
Design de Produtos/Serviços
Design de Projetos Inovadores
4.      Desenvolvimento do Projeto Prático de Design aplicado à Negócios
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será desenvolvido com a introdução da metodologia e técnicas de Design Thinking e a sua aplicação em Negócios, Experiências e Produtos. Um projeto de Design prático será desenvolvido por cada aluno
Critério
A avaliação do desempenho dos alunos consta de: a) Prova Individual 30% c) Desenvolvimento de Cases em grupo ( 1 e 2) . 20% d) Participação em sala de aula . . . 10 % e) Projeto de Design Prático.. . . . . . 40%
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
01.	Brown, T. Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa para Decretar o fim das Velhas Idéias.  Elsevier. 2010.
02.	Martin, R. Design de Negócios. Ed. Campus 2010.
03.	Luchs, M. Swan, K. S.; Griffin, A. Design Thinking: New Product Development Essentials from the PDMA. Willey. 2015.
04.	Neumeier, M. A Empresa Orientada pelo Design. Bookman. 2009.
05.	Osterwalder, A, et Al. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Alta Books. 2011.
06.	Krznariic, R. O Poder da Empatia: A Arte de se Colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Zahar. 2014.
07.	Pink, D. H. A Whole New Mind. Riverhead Books. 2005.
08.	Takahashi, S., Takahashi, V. P. Estratégia de Inovação: Oportunidades e Competências. Manole. 2011.
09.	Nonaka, I. Takeuchi, H. Criação de Conhecimento na Empresa. Ed. Campus. 1998
10.	Finochio, J. Jr. Project Model Canvas. Campus. 2013.
Human Centered Design Tool KIT – IDEO.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2311

Clique para consultar o oferecimento para RAD2311

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP