Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2314 - Mindfulness para a vida profissional: foco, senso de propósito, resiliência e empatia
Mindfulness for professional life: focus, sense of purpose, resilience and empathy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
- Aprender informações sobre mindfulness para a vida profissional.
- Praticar técnicas de mindfulness para desenvolver habilidades profissionais como o foco, senso de propósito, resiliência e empatia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2019800 - Rogerio Ceravolo Calia
 
Programa Resumido
- Desenvolvimento de mindfulness nas empresas. Pesquisas científicas sobre minfulness. Práticas de mindfulness para desenvolver habilidades profissionais.
 
 
 
Programa
- Casos de empresas que oferecem práticas de mindfulness para os seus profissionais: Google, SAP, 3M e CargoBr.
- Estudos sobre as contribuições de mindfulness nas tomadas de decisão de investimento, na inovação organizacional, na criatividade, na satisfação no trabalho e no desempenho no trabalho.
- As bases científicas de mindfulness quanto ao funcionamento do cérebro.
- As técnicas básicas de mindfulness para o cultivo da atenção e da curiosidade.
- Técnicas de mindfulness utilizadas para o auto-conhecimento e auto-controle.
- Mindfulness para o senso de propósito, valores profissionais, visão de futuro profissional e resiliência.
- Mindfulness e práticas mentais de compaixão para o treino da empatia, resolução de conflitos e diálogos colaborativos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, projetos e participação.
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
TAN, Chad-meng. Busque dentro de você: Um curso de inteligência emocional com base na meditação oferecido no Google. Editora Novo Conceito, 2014.

DEMARZO, Marcelo; CAMPAYO, Javier García. Manual prático mindfulness: curiosidade e aceitação. São Paulo : Palas Athena, 2015.

GOLEMAN, Daniel et al. Mindfulness (HBR Emotional Intelligence Series). Harvard Business Press, 2017.

GELLES, David. Mindful work: How meditation is changing business from the inside out. Houghton Mifflin Harcourt, 2015.

GRÉGOIRE, Simon; LACHANCE, Lise. Evaluation of a brief mindfulness-based intervention to reduce psychological distress in the workplace. Mindfulness, v. 6, n. 4, p. 836-847, 2015.

HAFENBRACK, Andrew C.; KINIAS, Zoe; BARSADE, Sigal G. Debiasing the mind through meditation mindfulness and the sunk-cost bias. Psychological Science, v. 25, n. 2, p. 369-376, 2014.

HO, Li-An. Meditation, learning, organizational innovation and performance. Industrial Management & Data Systems, v. 111, n. 1, p. 113-131, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2314

Clique para consultar o oferecimento para RAD2314

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP