Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2317 - Teoria dos Jogos Aplicada à Administração
Game Theory Applied to Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Apresentar as aplicação da teoria dos jogos como teoria matemática que trata das características gerais de situações de interação estratégica nas organizações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5113951 - Alexandre Bevilacqua Leoneti
 
Programa Resumido
A maioria das situações de interação estratégica pode ser classificada como “jogos”, nos quais se devem buscar compreender as ações objetivas de cada indivíduo, conhecidos por “jogadores”. As interações entre os jogadores devem ser modeladas para cada caso, ou seja, o ponto de partida da teoria será sempre um modelo, que também será diferente para cada situação de interação. O interesse da teoria dos jogos é avaliar os jogos de estratégia, onde os agentes tomam decisões estratégicas, visando seus objetivos e também considerando os objetivos dos outros. Esta disciplina propõe apresentar os principais conceitos relacionados com a teoria dos jogos e as técnicas mais adequadas para a modelagem e solução destes jogos aplicados a administração
 
 
 
Programa
• Modelos baseados em teoria dos jogos
• Modelos com informação imperfeita
• Jogos repetitivos
• Jogos de decisão
• Jogos de barganha cooperativos e não cooperativos
• Ética e teoria dos jogos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas Resolução de exercícios Avaliações A utilização de métodos adicionais fica a critério do professor ministrante
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
BINMORE, K. Playing for real: a text on game theory, Ed Oxford, 2007
FIANI, R. Teoria dos Jogos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006
BIERMAN, H.S.; FERNANDEZ, L. Game theory with economic applications. 2.ed. United States: Addison-Wesley, 1998
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2317

Clique para consultar o oferecimento para RAD2317

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP