Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2318 - Região Metropolitana de Ribeirão Preto: Sociedade, Economia, Tecnologia e Inovação
Metropolitan Region of Ribeirão Preto: society, economy, technoloy and innovation.

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa apresentar aos alunos um panorama acerca das dimensões social, econômica, produtiva, tecnológica e de inovação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). Visa ademais, identificar e debater os principais desafios econômicos, produtivos, tecnológicos e de inovação que se apresentam para as empresas e instituições públicas e privadas presentes na Região, assim como oferecer elementos para promover a identificação e análise de oportunidades para os negócios em âmbito regional e para os profissionais de gestão de organizações e operações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
626418 - Erasmo Jose Gomes
 
Programa Resumido
Analisar a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) e suas organizações sob as dimensões social, econômica, produtiva, tecnológica e de inovação.
 
 
 
Programa
A dimensão social da Região Metropolitana de Ribeirão Preto;
A dimensão econômico-produtiva da Região Metropolitana de Ribeirão Preto;
A dimensão tecnológica e de inovação das organizações públicas e privadas presentes na Região Metropolitana de Ribeirão Preto;
Identificação e análise dos principais desafios econômicos, produtivos, tecnológicos e de inovação para as empresas e instituições públicas e privadas da RMRP;
Identificação e análise de oportunidades para os negócios em âmbito regional e para os profissionais de gestão de organizações e produção.
A critério do professor poderão ser realizadas visitas técnicas em empresas e/ou organizações (públicas e/ou privadas) de modo a complementar o processo de aprendizagem em ambientes reais de produção de bens ou serviços, formulação, gestão e execução de políticas públicas, pesquisa e inovação, assim como para promover a geração de reflexões críticas relacionadas aos objetivos da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, visitas técnicas a organizações da RMRP, realização de trabalho de campo, análise e discussão de textos e de estudos de casos, painéis, debates, seminários e palestrantes externos.
Critério
Fichamentos de textos indicados, prova individual e escrita, trabalho em grupo, relatório de visitas técnicas.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole.  Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jan. 2015.
COSTA, M. A.; TSUKUMO, I. T. L. (orgs.). 40 anos de regiões metropolitanas no Brasil. Brasília: Ipea, 2013. 336 p. (Série Rede Ipea. Projeto Governança Metropolitana no Brasil, v.1).
COSTA, M. A; MARGUTI, B. O. (orgs.). Funções públicas de interesse comum nas metrópoles brasileiras: transportes, saneamento básico e uso do solo. Brasília: Ipea, 2014. 519 p. (Série Rede Ipea. Projeto  Governança Metropolitana no Brasil ; v. 2).
COSTA, M. A; PANTOJA, I.; MARGUTI, B. O. (orgs.). Relatos e estudos de caso da gestão metropolitana no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2014. 362 p. (Série Rede Ipea. Projeto Governança Metropolitana no Brasil; v. 3).
FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS (SEADE). Portal Estatísticas do Estado de São Paulo. Disponível em . Acesso em: 18 maio 2018.
FURTADO, B.A.; KARLA, C. K.; DE FRANÇA, C. B. (eds). Território metropolitano, políticas municipais: por soluções conjuntas de problemas urbanos no âmbito metropolitano. Brasília: Ipea, 2013. 338 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).Cidades. Disponível em: . Accesso em: 17 maio 2018.
_________.Estatísticas. Disponível em: . Accesso em: 17 maio 2018.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Ipeadata. Dados macroeconômicos, regionais e sociais. Disponível em: . Acesso em 17 maio 2018.
KLINK, J. (org.). Governança das Metrópoles: conceitos, experiências e perspectivas. São Paulo: Annablume, 2010.
MARGUTI, B. O; COSTA, M. A; FAVARÃO, C. B. (orgs.).  Brasil metropolitano em foco: desafios à implementação do Estatuto da Metrópole. Brasília: Ipea, 2018. 511 p. (Série Rede Ipea. Projeto Governança Metropolitana no Brasil ; v. 4).
SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar nº 1.290, de 06 de julho de 2016. Cria a Região Metropolitana de Ribeirão Preto e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Executivo, São Paulo, SP, 7 jul. 2016, Seção I, v. 126, n. 125, p.1.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2318

Clique para consultar o oferecimento para RAD2318

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP