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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2319 - Estudo de Caso em Organizações e Gestão de Operações
Cases Study in Organizations and Operations Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa estimular o aluno a aplicar os conceitos estudados ao longo do curso de graduação, por meio da análise e debate de situações específicas enfrentadas por organizações e empresas (públicas e privadas) a partir dos tópicos da administração. O objetivo princial é fazer com que o aluno tenha sua competência estimulada para examinar situações reais na prática da gestão de organizações e de operações complementando o seu conhecimento acadêmico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
626418 - Erasmo Jose Gomes
 
Programa Resumido
Apresentação do método de estudo de caso para fins de ensino como descrição sistematizada de experiências das organizaçoes e empresas; técnicas de análise dos estudos de caso; relacionamento entre teorias de organizações e gestao de operações com a prática empresarial; discussão de diversos casos já publicados em periódicos selecionados para debate em aula.
 
 
 
Programa
Apresentação do método de estudo de caso para fins de ensino como descrição sistematizada de experiências das organizações e empresas; técnicas de análise dos estudos de caso; relacionamento entre teorias de organizações e gestão de operações com a prática empresarial; discussão de diversos casos já publicados em periódicos selecionados para debate em aula.
A critério do professor poderão ser realizadas visitas técnicas em empresas e/ou organizações (públicas e/ou privadas) de modo a complementar o processo de aprendizagem em ambientes reais de gestão e produção de bens e serviços, assim como para promover a geração de reflexões críticas relacionadas aos objetivos da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas, visitas técnicas, pesquisa-ação, discussão de casos em sala de aula, painéis, debates, seminários e palestrantes externos. - A disciplina consolida diversos conhecimentos obtidos ao longo da graduação e será desenvolvida, preferencialmente, por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) ou Problem Based Learning (PBL).
Critério
1 - NOTA SUBJETIVA (PESO 4,0) - Avaliação subjetiva com base na LEITURA PRÉVIA, presença e participação em sala de aula e efetiva leitura e acompanhamento do curso. Também serão avaliados pequenos trabalhos a serem entregues pelos alunos, a apresentação e condução de estudos de caso. 2 – TRABALHO FINAL (PESO 6,0) - Trabalho final a ser preparado envolvendo a resolução das questões de um estudo de caso proposto na aula.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J.; COOPER, M.B.; BOWERSOX, J. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
CORREA, H.; CORREA, C. Administração de produção e operações: manufatura e serviços - uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.
FITZSIMMONS, J.A.; FITZSIMMONS, M.J. Operações, estratégia e tecnologia da informação. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
JACOBS, F.R.; CHASE, R. B. Administração de operações e da cadeia de suprimentos. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHORTA, M. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
PEINADO, J.; GRAEML A. R. Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços). Curitiba: UnicenP, 2007.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R.. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Leituras Complementares:
CAMPOMAR, M.C. Do uso do estudo de caso em pesquisas para dissertações e teses em Administração. Revista de Administração da USP, (26:3), 1991, pp. 95 – 97.
EISENHARDT, K. Building theories from case study research. Academy of Management Review, (14:4), 1989, pp. 532-550.
GLASER, B.; A. STRAUSS. The discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research, Aldine de Gruyter, New York, 1967.
SUTTON,R. I.; B.M. STAW. What theory is not?. Administrative Science Quarterly, (40:3), 1995, pp. 371-384.
WOODSIDE, A.G.; E.J. WILSON. Case study research methods for theory building. Journal of Business & Industrial Marketing, (18:6/7), 2003, pp. 493-508. YIN, R. K. Case study research: design and methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 1989.
 

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