a) Conceituar comércio eletrônico através da Internet e o mercado virtual criado pela World Wide Web.b) Discutir o impacto da Internet sobre as estratégias de negócio, em especial para pequenas e médias empresas.c) Analisar aplicações da tecnologia Internet nos negócios e seus benefícios para as empresas e seus clientes.d) Apresentar e discutir estratégias competitivas relacionadas a atividade do comércio eletrônicoe) Orientar a elaboração de plano de negócios para comércio eletrônico
Comércio Eletrônico visa esclarecer ao aluno a importância da interação das empresas com o mundo globalizado, sua inserção através da Internet e seu impacto sobre as estratégias de negócio.
Conceitos básicos- Histórico e aspectos da evolvução- Definições de comércio eletrônico- Os números da Internet e do comércio eletrônico pela WebO cenário competitivo na era do comércio eletrônicoAplicações de comércio eletrônico- Aplicações Empresa – Consumidor- Aplicações entre empresas – Extranets- Aplicações dentro da Empresa – IntranetsElementos de uma estratégia de comércio eletrônico- Aspectos de marketing digital- Logística relacionada ao negócio eletrônico- Mecanismos de Segurança e ConfiabilidadeElaboração de plano de negócios para e-business
Bibliografia Básica: ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação, São Paulo: Atlas. EAN13: 9788522437542, 5. ed, 2004.TURBAN, E.; King, D.; Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. Prentice Hall, ISBN-10: 8587918095; 2004.VASCONCELLOS, E. E-Commerce nas Empresas Brasileiras. Editora Atlas. EAN13: 9788522441990; 2005.Bibliografia Complementar:CHAFFEY, D. Gestão de E-Business e E-Commerce, estratégia, implementação e prática. 1. Ed. ISBN 978-85-352-4674-2. Elsevier, 2014