Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2401 - Comércio Eletrônico
E-commerce

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
a) Conceituar comércio eletrônico através da Internet e o mercado virtual criado pela World Wide Web.
b) Discutir o impacto da Internet sobre as estratégias de negócio, em especial para pequenas e médias empresas.
c) Analisar aplicações da tecnologia Internet nos negócios e seus benefícios para as empresas e seus clientes.
d) Apresentar e discutir estratégias competitivas relacionadas a atividade do comércio eletrônico
e) Orientar a elaboração de plano de negócios para comércio eletrônico
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3049323 - Ildeberto Aparecido Rodello
 
Programa Resumido
Comércio Eletrônico visa esclarecer ao aluno a importância da interação das empresas com o mundo globalizado, sua inserção através da Internet e seu impacto sobre as estratégias de negócio.
 
 
 
Programa
Conceitos básicos
- Histórico e aspectos da evolvução
- Definições de comércio eletrônico
- Os números da Internet e do comércio eletrônico pela Web
O cenário competitivo na era do comércio eletrônico
Aplicações de comércio eletrônico
- Aplicações Empresa – Consumidor
- Aplicações entre empresas – Extranets
- Aplicações dentro da Empresa – Intranets
Elementos de uma estratégia de comércio eletrônico
- Aspectos de marketing digital
- Logística relacionada ao negócio eletrônico
- Mecanismos de Segurança e Confiabilidade
Elaboração de plano de negócios para e-business
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Trabalhos em grupo
Palestras
Exercícios em sala de aula
Elaboração de plano de negócios
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:	
ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação, São Paulo: Atlas. EAN13: 9788522437542, 5. ed, 2004.
TURBAN, E.; King, D.; Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. Prentice Hall, ISBN-10: 8587918095; 2004.
VASCONCELLOS, E. E-Commerce nas Empresas Brasileiras. Editora Atlas. EAN13: 9788522441990; 2005.
Bibliografia Complementar:
CHAFFEY, D. Gestão de E-Business e E-Commerce, estratégia, implementação e prática. 1. Ed. ISBN 978-85-352-4674-2. Elsevier, 2014
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2401

Clique para consultar o oferecimento para RAD2401

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP