Objetivosa) Transmitir aos alunos conhecimentos sobre os elementos que formam o composto de comunicações em marketing.b) Possibilitar aos alunos vivenciar o uso das técnicas e práticas de comunicações em marketing.
A disciplina visa despertar no aluno a importância do composto de marketing nas organizações: vendas, campanhas promocionais, embalagem, marcas etc.
Gestão de Promoção1) O esforço promocional como elemento da estratégia de Marketing2) Aspectos éticos, sociais e legais do esforço promocional3) Planejamento da Campanha de Propaganda e o relacionamento Agência-Cliente4) Promoção de Vendas: Conceitos e técnicas utilizadas5) Relações Públicas como parte integrante da estratégia promocional6) Marketing Direto7) Avaliação do esforço de comunicação Gestão de Vendas1) A importância do Departamento de vendas e o papel do vendedor2) Etapas de vendas industriais e de varejo3) Organização de vendas e formatos de entrada em territórios4) Gestão de carteira de clientes5) Métodos de seleção e desenvolvimento da equipe de vendas6) Motivação e controles de vendas
Bibliografia básica:1. CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Atlas, 2005.2. SHIMP, T. A. Propaganda e Promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marekting. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2002.Bibliografia Complementar:3. STEEL, J. Verdades. Mentiras e Propaganda: A arte do planejamento. São Paulo: Negócio, 2001.4. MARTINS, J. A. Natureza Emocional da Marca: Como escolher a imagem que fortalece a sua marca. 3. ed. São Paulo: Negócio, 1999.5. ZANONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da Promoção e Merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.6. SANT’ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.7) KOTLER, P. - Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Prentice Hall, 20058) A Comunicação Integrada de Marketing das Agências de Propaganda e Anunciantes: Um Estudo de Caso, VII SEMEAD• 9)ABRAHAM, M. ; LODISH, L. - Getting the most out of advertising and promotion. Harvard Business Review, May-June, 1990.