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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2403 - Gerência de Promoção e Vendas
Promotion and Sales Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Objetivos
a) Transmitir aos alunos conhecimentos sobre os elementos que formam o composto de comunicações em marketing.
b) Possibilitar aos alunos vivenciar o uso das técnicas e práticas de comunicações em marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1497316 - Paulo Sergio Miranda Mendonça
 
Programa Resumido
A disciplina visa despertar no aluno a importância do composto de marketing nas organizações: vendas, campanhas promocionais, embalagem, marcas etc.
 
 
 
Programa
Gestão de Promoção
1) O esforço promocional como elemento da estratégia de Marketing
2) Aspectos éticos, sociais e legais do esforço promocional
3) Planejamento da Campanha de Propaganda e o relacionamento Agência-Cliente
4) Promoção de Vendas: Conceitos e técnicas utilizadas
5) Relações Públicas como parte integrante da estratégia promocional
6) Marketing Direto
7) Avaliação do esforço de comunicação
Gestão de Vendas
1) A importância do Departamento de vendas e o papel do vendedor
2) Etapas de vendas industriais e de varejo
3) Organização de vendas e formatos de entrada em territórios
4) Gestão de carteira de clientes
5) Métodos de seleção e desenvolvimento da equipe de vendas
6) Motivação e controles de vendas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Trabalhos em grupo
Seminários
Palestras
Exercícios em sala de aula
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
1. CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Atlas, 2005.
2. SHIMP, T. A. Propaganda e Promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marekting. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2002.

Bibliografia Complementar:
3. STEEL, J. Verdades. Mentiras e Propaganda: A arte do planejamento. São Paulo: Negócio, 2001.
4. MARTINS, J. A. Natureza Emocional da Marca: Como escolher a imagem que fortalece a sua marca. 3. ed. São Paulo: Negócio, 1999.
5. ZANONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da Promoção e Merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
6. SANT’ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
7) KOTLER, P. - Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Prentice Hall, 2005
8) A Comunicação Integrada de Marketing das Agências de Propaganda e Anunciantes: Um Estudo de Caso, VII SEMEAD•
9)ABRAHAM, M. ; LODISH, L. - Getting the most out of advertising and promotion. Harvard Business Review, May-June, 1990.
 

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