Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD2404 - Tópicos Avançados de Marketing
Advanced Topics in Marketing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
Objetivos
Expor o aluno as principais técnicas utilizados pela Administração de Marketing, analisando problemas principalmente relacionados ao Planejamento e Gestão de Canais de Distribuição, variável fundamental para a competitividade das empresas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
2796916 - Marcos Fava Neves
1497316 - Paulo Sergio Miranda Mendonça
 
Programa Resumido
A disciplina tem o intuito de esclarecer a importância da gestão de canais de distribuição para uma organização, principalmente, quando considerada importante fonte competitiva.
 
 
 
Programa
Programa
Ø Introdução aos Canais de Distribuição
Ø Principais Agentes: O Atacado e o Varejo.
Ø Administração e Tendências da Distribuição Atacadista e Varejista
Ø Planejamento, Coordenação e Organização de Canais de Distribuição
Ø As Relações de Poder, Conflito e Cooperação em Canais de Distribuição
Ø Metodologia e Análise de Contratos de Distribuição
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Trabalhos em grupo
Seminários
Palestras
Exercícios em sala de aula
Critério
Prova I - 30%
Prova II - 30%
Trabalhos em sala de aula/seminário/trabalho final - 30%
Participação em sala de aula - 10%
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
• ROSENBLOOM, B. – Canais de Marketing – Ed. Atlas, 2002 (vários volumes da versão em português)
• BERMAN, B., 1996 - Marketing Channels - John Wiley and Sons, 663 páginas.
• Diversos artigos e estudos de caso recentes a serem distribuídos ao longo do curso, sobre Atacado, Varejo e Serviços de Alimentação.
Bibliografia Complementar
• STERN, L. El ANSARY, I; COUGHLAN, A, 1996 - Marketing Channels - Prentice Hall, 576 páginas.
• PELTON, L.E.; STRUTTON, D. & LUMPKIN, J.R., 1997 - Marketing Channels - Times Mirror Books - 728 páginas.
• NEVES, M.F., 1999 - Um Modelo para Planejamento de Canais de Distribuição no Setor de Alimentos - Tese de Doutoramento Apresentada à FEA/USP, Outubro de 1999. 297 páginas.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD2404

Clique para consultar o oferecimento para RAD2404

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP