ObjetivosExpor o aluno as principais técnicas utilizados pela Administração de Marketing, analisando problemas principalmente relacionados ao Planejamento e Gestão de Canais de Distribuição, variável fundamental para a competitividade das empresas.
A disciplina tem o intuito de esclarecer a importância da gestão de canais de distribuição para uma organização, principalmente, quando considerada importante fonte competitiva.
ProgramaØ Introdução aos Canais de DistribuiçãoØ Principais Agentes: O Atacado e o Varejo.Ø Administração e Tendências da Distribuição Atacadista e VarejistaØ Planejamento, Coordenação e Organização de Canais de DistribuiçãoØ As Relações de Poder, Conflito e Cooperação em Canais de DistribuiçãoØ Metodologia e Análise de Contratos de Distribuição
Bibliografia Básica• ROSENBLOOM, B. – Canais de Marketing – Ed. Atlas, 2002 (vários volumes da versão em português)• BERMAN, B., 1996 - Marketing Channels - John Wiley and Sons, 663 páginas.• Diversos artigos e estudos de caso recentes a serem distribuídos ao longo do curso, sobre Atacado, Varejo e Serviços de Alimentação.Bibliografia Complementar• STERN, L. El ANSARY, I; COUGHLAN, A, 1996 - Marketing Channels - Prentice Hall, 576 páginas.• PELTON, L.E.; STRUTTON, D. & LUMPKIN, J.R., 1997 - Marketing Channels - Times Mirror Books - 728 páginas.• NEVES, M.F., 1999 - Um Modelo para Planejamento de Canais de Distribuição no Setor de Alimentos - Tese de Doutoramento Apresentada à FEA/USP, Outubro de 1999. 297 páginas.