Objetivos a) Iniciar os alunos na gestão das operações em empresas no contexto internacional;b) Estudar casos reais de operações internacionais.
A disciplina visa iniciar os alunos na gestão de operações internacionais, especificando as estratégias utilizadas e estudar os casos reais mais atuais.
ProgramaØ Introdução às operações/manufatura internacionaisØ A globalização e a internacionalização das operaçõesØ O advento das joint-venture, fusões, aquisições e as operaçõesØ Estratégia e gestão de operações internacionaisØ Estratégia , gestão e a execução de desenvolvimento de produtos internacionalØ Estratégia de Logística InternacionalØ Decisões de infra-estrutura de operações no contexto internacional
Bibliografia Básica· BOUTELLIER, R.; GASSMAN, O. & ZEDTWITZ, M. V. Managing Global Innovation. Springer, 1999.· CHIESA, V. Strategies for Global R&D. IEEE Engineering Management Review. P. 15-21. Fall 1977.· CLARK, K. & FUJIMOTO, T. Product Development Performance: strategy, organization and management in the world auto industry. Boston. HBS, 1991.· FERDOWS, K. & FUJIMOTO, T. Managing International Manufacturing. North-Holland, 1989.· GERWIN, D. Coordinating New Product Development in an International Joint Venture. Carleton University. School of Business, 1998.· MC GRANTH, M. E. & HOOLE, R. W. Manufacturing's New Economies of Scale. Harvard Business Review. May-June. 1992.· NOBLE, M. Manufacturing Strategy: Testing the cumulative model in a Multiple Country Context. Decisions Sciences. Vol. 26. No 5. Sep/oct. 1995.