a) Capacitar os alunos nos conceitos e aplicações da gerência da qualidade total.b) Capacitar os alunos na aplicação e execução das ferramentas da qualidade.
A disciplina visa tornar claro os conceitos e aplicações da gerência da qualidade total nas empresas, bem como sua utilização e controle como ferramenta de competitividade.
1. Conceitos de qualidade / Qualidade do Produto/ Gestão da qualidade total2. Qualidade em serviços3. Melhoria da qualidade4. Qualidade no desenvolvimento de produto/processo5. Ferramentas da qualidade: AV-EV, QFD, Taguchi, FMEA6. Gerenciamento das Diretrizes7. Gerenciamento da Rotina 8. Gerenciamento por processos
BásicaCARVALHO, M. M; PALADINI, E. P. (Coord.) Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Campus, 2005ComplementarCAMPOS, V. F. Gerência da Qualidade Total. Fundação Cristiano Ottoni. 1989.DEMING, W. E. Saia da crise: as 14 lições definitivas para controle da qualidade. São Paulo: Futura, 2003.EUREKA, W. E.; RYAN, N. E. QFD: perspectivas gerenciais do desdobramento da função qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, FMEA: Análise dos modos de falha e efeito. (Série Qualidade e Produtividade do IMAM)