Objetivosa) Estudar os conceitos da Estratégia e Gestão do Processo de Inovação de Produtos e Processos em empresas indústriais e de serviços.b) Análise de casos de empresas indústriais e de serviços
A disciplina visa esclarecer o conceito da dinâmica dos processos de inovação, no que tange a inovação do produto e a inovação do processo dentro das organizações.
ProgramaØ Conceito da dinâmica dos processos de inovaçãoØ Inovação do produto e inovação do processoØ Inovações radicais e incrementais: produtos revolucionários, plataformas e derivadosØ Inovações em produtos montados e não-montadosØ Estratégia de desenvolvimento de novos produtosØ Integração com estratégia de negócios, marketing, operações e tecnológicaØ Planejamento agregado de projetos de desenvolvimentosØ Gestão do processo de criação do conceito do produtoØ Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional integrados à estratégia e gestão de desenvolvimento de novos produtos.
Bibliografia Básica· Clark, K; Wheelright S.C. Managing New Product and Process Development. The Free Press. 1993· Womack, J.; Jones, D. T. A Mentalidade Enxuta nas Empresas. Ed. Campus. 1998.· Barton, D. L. Nascentes do saber - criando e sustentando as fontes de inovação. Fundação GV. 1998.· Nonaka, I. Takeuchi, H. Criação de Conhecimento na Empresa. Ed. Campus. 1998.· Utterback, J. M. Dominado a Dinâmica da Inovação. Quality Mark. 1996.