Analisar a importância da remuneração para o sucesso organizacional e para a motivação do empregado. Elaborar um plano de cargo e salários de uma empresa.
A disciplina abrange o contexto da remuneração e estratégia da empresa e como a remuneração pode contribuir para a criação da vantagem competitiva. Entender com a remuneração está vinculada com a motivação dos empregados precisa ser compreendido, assim como outras dimensões não financeiras da remuneração. Para a solução do caso será desenvolvido os contéudos necessários para elaborar uma estrutura de cargos e salários.
Remuneração estratégia: criando a vantagem competitiva da organização Um pouco de teoria econômica do salário: Teoria da Agência Teoria do salário eficiente Modelo do salário justo Teoria da competição Remuneração e Motivação Formas de Remuneração Salário Base Salário indireto Salário Variável Modelos especiais de remuneração – PLR Estrutura de Remuneração Baseada em cargos - Avaliação de Cargos Baseada em competências – Avaliação das competências Competitividade Externa Pesquisa Salarial Contribuição individual – determinando o salário individual Remuneração por incentivo Benefícios Obrigatórios e Voluntários Convenção coletiva de trabalho
DUTRA, JOEL SOUZA; Hipólito, J.A.M. Remuneração e Recompensas. Elsevier Editora: São Paulo, 2012 DUTRA, T.; DUTRA, G.; DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas, ATLAS: São Paulo. 2017. FALL, AMAR; ROUSS, PATRICE. Compensation and Work Motivation: Self-Determination Theory. and the Paradigm of Motivation through Incentives in The Oxford Handbook of Work Engagement, Motivation, and Self-Determination Theory. Marylène Gagné (ed). Oxford University Press. 2014 MARTOCCHIO, JOSEPH. Strategic compensation. Pearson, Hoboken. N.J. 2017. MILKOVICH, G. T.; NEWMAN, J. M. Compensation. Chicago: McGraw-Hil Irwin, 2014 PONTES, B. R. Administração de Cargos e Salários. LTR: São Paulo, 2004.