Objetivos geral Mostrar como fazer um plano estratégico de marketing para uma organização, as principais técnicas, modelos e ferramentas de gestão Objetivos específicos Como entender o histórico da organização; Como fazer uma análise macroambiental; Como fazer uma análise interna e de concorrentes; Como definir objetivos e estratégias; Como montar decisões de produtos, marcas, embalagens e serviços; Como montar decisões de comunicações; Como montar decisões de canais de distribuição; Como montar decisões de força de vendas; Como montar decisões de precificação; Como montar um orçamento ao plano; Como gerir o plano estrategicamente.
A disciplina visa esclarecer aos alunos a importância da gestão das atividades de marketing nos mais variados compostos: varejo, marcas, produtos e serviços.
Análise Macroambiental Análise Interna e Concorrentes Definição de Objetivos e Estratégias Montagem do Plano de Produtos, Marcas, Embalagens e Serviços Montagem do Plano de Comunicações Montagem do Plano de Canais de Distribuição Montagem do Plano de Vendas Montagem do Plano de Preços Orçamento e Gestão Estratégica do Plano
Básica: NEVES, M.F. Demand Driven Strategic Planning – Editora Routledge, 180 p., 2013 NEVES, M.F. Planejamento e Gestão Estratégia de Marketing São Paulo: Editora Atlas – 232 p. (livro adotado no curso), 2005. Complementar: McDONALD, M. Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them Butterworth Heinemann, Oxford, England – 629 p.,2002. GILLIGAN, C.; WILSON, R.W. Strategic Marketing Planning – Butterworth Heinemann, 2003, 625 p. COOPER, J. & LANE, P. Practical Marketing Planning – MacMillan Business, 1997, 278 p. LAS CASAS, A.L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa Editora Atlas, 1999, 156 p. WOOD, M. The Marketing Plan: A handbook – Editora Prentice Hall, 2003, 201 p. CASTRO, L.T.; NEVES, M.F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão – São Paulo: Editora Atlas, 2005. 241p. CONSOLI, M.A.; NEVES, M.F.; CASTRO, L.T. Vendas: Técnicas para Encantar seus Clientes. São Paulo: Editora Bookman, 2007. 140p. PAIVA, H. A., NEVES, M. F. Planejamento Estratégico de Eventos. São Paulo: Editora Atlas, 2008. 128 p. PENTEADO, J.R.W. Os Melhores Casos Brasileiros em Marketing Makron Books, 1999, 425 p. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12. Edição. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. KOTLER, P. Marketing para o Século XXI: Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados. Futura, 1.999. 305 p. KEEGAN, W.J. & GREEN, M.C. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 1999, 476 p. RIES, Al & TROUT, Jack: Posicionamento. Editora Pioneira, Quinta Edição 181 pag, 1995. KUAZAQUI, E. Marketing Internacional: Como Conquistar Negócios em Mercados Internacionais – Makron Books, 228 p. KOTABE, M.; HELSEN K. Administração de Marketing Global São Paulo: Atlas, 2000, 709p Diversos artigos e estudos de caso recentes a serem distribuídos ao longo do curso.