Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Ciências Biológicas da FMRP
 
Disciplina: RCB0100 - Tópicos em Biotecnologia I
Topics in Biotechnology I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
- Conhecer os fundamentos básicos da Biotecnologia moderna. Propiciar ao estudante a compreensão da Biotecnologia e a multidisciplinaridade. Propiciar ao estudante a vivência de diferentes problemas e aplicações biotecnológicas relacionadas à saúde humana. Apresentar as novas tecnologias associadas no desenvolvimento e produção de moléculas de interesse biotecnológico. - Conhecer tecnologia, instrumentação e operações envolvidas para produção, isolamento, purificação de insumos biotecnológicos aplicados a saúde humana e seus aspectos clínicos. Conhecer os processos de e utilização de microrganismos para biotransformação de fármacos. Propiciar ao aluno mecanismos para o controle de qualidade de insumos biotecnológicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3637016 - Daniela Carlos Sartori
5096296 - Juliana Meola Lovato
6955069 - Roberto do Nascimento Silva
 
Programa Resumido
- Introdução à Biotecnologia: conceito e perspectiva histórica. Biotecnologia Molecular. Expressão heteróloga em procariotos e eucariotos. Áreas da biotecnologia: Saúde humana; processos Industriais; agropecuária, nanotecnologia e meio ambiente. Sistema de produção, purificação e imobilização de enzimas. Aplicação da biotecnologia no sucesso reprodutivo. - Introdução dos processos analíticos e industriais aplicados à Biotecnologia. Descrição de produtos das diferentes classes de proteínas de interesse biotecnológico. Uso de ferramentas biotecnológicas para a produção de probióticos recombinantes.
 
 
 
Programa
• Tecnologia do DNA recombinante aplicada à saúde: clonagem e vetores de expressão; • Cultura de células procarióticas e eucarióticas; • Expressão heteróloga de proteínas de interesse biotecnológico; • Aspectos gerais da produção em fermentadores e biorreatores; • Bioprocessos / fabricação de Biológicos; • Produção e purificação de proteínas de interesse biotecnológico; • Bases tecnológicas de reprodução assistida; • Expressão gênica aplicada à biotecnologia; • Análise genômica do microbioma e suas aplicações; • Produção e expressão heteróloga por probióticos recombinantes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Seminários (apresentação e dinâmicas em sala de aula); - Relatórios das aulas práticas; - Devolutiva.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários e desempenho nas habilidades práticas. Além disso, será exigida frequência mínima de 70% para aprovação.
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
- MALAJOVICH, M. A. Biotecnologia. Rio de Janeiro: Editora Axcel Books, 2004.
- AQUARONE, E. Biotecnologia industrial: fundamentos. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2001.
- GLICK, B. R & PASTERNAK, J.J. Molecular Biotechnology: principles and applications of recombinant DNA, ASM press, 2a. Ed., EUA, 1998.
- COSTA, S.O. Genética molecular e de microrganismos. Ed. Manole Ltda., 1987.
- MALAJOVICH, M A. Biotecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
- CROMMELIN, D., J., A. AND SINDELAR, R. D. Pharmaceutical Biotechnology. Taylor and Francis, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para RCB0100

Clique para consultar o oferecimento para RCB0100

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP