Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Ciências Biológicas da FMRP
 
Disciplina: RCB0104 - Fundamentos de Física, Química e Matemática para Análise de Fenômenos Biológicos I
Fundamentals of Physics, Chemistry and Mathematics to Analyse Biological Phenomenons I

Créditos Aula: 14
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Fornecer ferramental/meio para delineamento e modelagem formal de experimentos. Ao término do curso, o estudante deve ser capaz de: - Modelar problemas biológicos de forma matemática e conduzir experimentos e análises quantitativas de uma série destes. Mais do que o domínio de conteúdo específico, a competência principal a ser adquirida é o domínio da forma peculiar de interrogar a Biologia que as áreas ditas de Exatas oferecem, criando assim uma ponte em termos de linguagem e idéias, entre os profissionais/literatura daquelas áreas e o biocientista.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917674 - Eduardo Brandt de Oliveira
1689081 - Silvana Giuliatti
 
Programa Resumido
Princípios e treinamentos em físico-química, instrumentação e química orgânica. Princípios e noções básicas de bioinformática.
 
 
 
Programa
1) Eixo Instrumentação e projetos Lei de Ohm, Circuitos RR e RC Amplificadores Operacionais. Circuitos Lógicos Booleanos Circuitos Básicos I: Geradores de sinal, fontes, filtros, conversor A/D. Circuitos Básicos II: Termistor, fotodetector, transdutores de pressão, pH, etc. Elaboração e uso de pequenos instrumentos de laboratório. 2) Eixo Química Orgânica: Estrutura, reatividade e mecanismos de reações Ligações em compostos orgânicos: Orbitais atômicos e moleculares. Eletronegatividade. Efeitos indutivos. Energia de ligação. Ressonância. Aromaticidade. Ácidos e bases orgânicos: Teoria de Brönsted. Ácidos de Lewis. Efeitos da estrutura e do meio na força dos ácidos e bases orgânicos. Intermediários reativos: Carbocátions. Carbânions. Radicais livres. Carbenes. Estabilidade dos intermediários. Classes de reações orgânicas: Substitiuções. Adições. Eliminações. Rearranjos. Mecanismos de reações orgânicas: Métodos de determinação e exemplos. Cinética química e catálise. 3) Eixo Química Orgânica: Reações bio-orgânicas e Aplicações biotecnológicas Reatividade química de biomoléculas. Vitaminas/Coenzimas/Cofatores: Reatividade e mecanismos de ação. Compostos ricos em energia: ATP e congêneres. Lógica química do metabolismo: Análise de vias metabólicas sob perspectivas mecanística e termodinâmica. Agentes Quelantes naturais e artificiais: aplicações biotecnológicas. Derivatização de suportes cromatográficos: Métodos e aplicações. Síntese de peptídeos: Metodologia Fmoc e aplicações. Reagentes imunoquímicos: preparação e usos de conjugados imunoenzimáticos. 4) Eixo Bioinformática: Tecnologias em Genômica; Início da Bioinformática; Bancos de dados e formatos de arquivos; Recuperação de dados; Alinhamento de Sequências.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Relatórios individuais; - Prova escrita/ Prova prática/ Prova oral - Desenvolvimento de projetos com apresentação de seminários e entrega de relatórios em grupo.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências adquiridas em laboratório, apresentação de seminários e desempenho em provas teóricas. Além disso, serão exigidas notas mínimas parciais nos eixos iguais ou superiores a 5 (cinco), e frequência mínima de 70%, para aprovação.
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação específica para cada eixo em que o estudante não obteve 5. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
- CHANG, RAYMOND. Physical Chemistry for the Biosciences. University Science Books. 1st edition, 2005. - SYKES, PETER. Guidebook to Mechanism in Organic Chemistry. Prentice Hall. 6th edition, 1996. - CAREY, FRANCIS A ; SUNDBERG RICHARD J. Advanced Organic Chemistry, Part A: Structure and Mechanisms. Springer. 5th edition, 2007. - BRESLOW, RONALD. Mecanismos De Reacciones Orgánicas. Publisher: Reverté. 2008. - Lesk, A. M., Introduction to Bioinformatics, ed. Oxford, 4ª edição, 2014 engage Learning Nacional, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para RCB0104

Clique para consultar o oferecimento para RCB0104

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP