Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Ciências Biológicas da FMRP
 
Disciplina: RCB0201 - Desenvolvimento Científico e Tecnológico II
Scientific and Technological Development II

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
- Capacitar o estudante, pela vivência em laboratórios de pesquisa, a compreender os fundamentos, abrangências e limitações de métodos, abordagens e modelos experimentais diversos e suas aplicações para análise de fenômenos biológicos. - Capacitar o estudante a executar métodos e abordagens experimentais empregadas para a solução de problemas biológicos. Ao final da disciplina o estudante deverá ter vivenciado em quatro laboratórios de pesquisa: - Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre mecanismos e fatores envolvidos em processos de desenvolvimento embrionário - Abordagens experimentais/métodos e modelos de investigação em morfologia macro e microscópica - Abordagens experimentais e métodos utilizados para o estudo de processos fisiológicos. - Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre mecanismos de controle e processos de regulação da homeostase do organismo. Os problemas biológicos e as abordagens empregadas poderão ter como foco algum dos sistemas ou a integração entre os diferentes sistemas envolvidos no funcionamento dos organismos complexos para manutenção da homeostase.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6755132 - Davi José de Almeida Moraes
2962971 - José Freire da Silva Neto
 
Programa Resumido
Rodízio em laboratórios de pesquisa que investigam processos de desenvolvimento, de organização estrutural de tecidos, morfologia macro e microscópica, e processos fisiológicos dos diferentes sistemas ou de integração entre sistemas. Rodízio em laboratórios de pesquisa que investigam processos de biorregulação e as interferências na biorregulação do organismo.
 
 
 
Programa
- Cada estudante fará quatro estágios, em sistema rotativo. Os laboratórios escolhidos deverão tratar de um ou mais dos temas centrais de: Estrutura e Função dos Sistemas Biológicos e Biorregulação. Assim, os dois laboratórios escolhidos poderão tratar de temas de investigação sobre processos de desenvolvimento, de organização estrutural de tecidos, morfologia macro e microscópica, e processos fisiológicos dos diferentes sistemas ou de integração entre sistemas. Poderão assim envolver temas abrangendo os sistemas: imune, nervoso, cardiovascular, respiratório, renal, digestório, locomotor, endócrino e reprodutor, mecanismos de controle e processos de regulação da homeostase do organismo. Os problemas biológicos e as abordagens empregadas poderão ter como foco algum dos sistemas ou a integração entre os diferentes sistemas envolvidos no funcionamento dos organismos complexos para manutenção da homeostase. Poderão assim envolver temas como: a investigação sobre regulação de volume e composição de líquidos orgânicos, mecanismos renais e respiratórios da regulação do equilíbrio ácido-básico, o controle hormonal do metabolismo energético, respostas de estresse diversas, a reprodução, o crescimento e o desenvolvimento, controle de ritmos biológicos, adaptações cardiovasculares e respiratórias diversas. Mecanismos e processos de controle diversos exercidos pelo sistema nervoso, a integração de sistemas de controle como o nervoso, o endócrino, o imune. A escolha do laboratório será feita em conjunto pelo estudante e tutor para que ao final dos semestres cada estudante tenha vivenciado e aprendido abordagens experimentais diversas e problemas biológicos distintos. - Planejamento experimental e métodos de análise de resultados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Para cada estágio será apresentado um relatório de atividades, individual. Esse relatório deverá ser avaliado e receberá nota de dois professores (o orientador do estágio e outro escolhido por atividade temática) - Apresentação das atividades desenvolvidas, fundamentos e processos aprendidos durante o estágio rotativo. perante banca examinadores.. -Como serão realizados quatro estágios por semestre, essas avaliações ocorrerão ao término de cada semana de estágio.
Critério
- Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários. Além disso, para aprovação é necessária a freqüência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
- Esse módulo não permite a adoção de recuperação.
 
Bibliografia
     
Artigos científicos e técnicos que tratem dos temas abordados durante o estágio e que forneçam base sólida de conhecimento para o aluno.
 

Clique para consultar os requisitos para RCB0201

Clique para consultar o oferecimento para RCB0201

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP